Boato – Decisão de bloqueio foi baseada no Marco Civil da internet inventado por políticos socialistas.
O dia 17 de dezembro definitivamente será lembrado no Brasil. E o motivo? Não é mais um caso de corrupção, o impeachment da presidente ou outro mundial vencido pelo Corinthians. Não, 17 de dezembro de 2016 será lembrado como o dia em que a justiça brasileira decretou o bloqueamento do WhatsApp .
A decisão divulgada na quarta-feira (16) causou um estardalhaço nas redes. Memes, brincadeiras, gifs, o apocalipse foi cogitado. Mas, apesar do incômodo, o aplicativo foi desbloqueado ao meio-dia e as pessoas deram graças de alegria. No entanto, muitos ainda estão revoltados com o ocorrido.
Tanto que uma informação tem bombado na web – o bloqueio do WhatsApp foi culpa do Marco Civil da internet, a lei que estabelece os princípios de uso da internet no país. A imagem compartilhada incitada o seguinte:
BLOQUEIO DA INTERNET SE BASEOU NO MARCO CIVIL DA INTERNET
Na página Movimento Contra a Corrupção, uma postagem com mais de 11 mil compartilhamentos dizia o seguinte:
‘Está bravo ou surpreso com a suspensão do Whatsapp por 48 horas? Agradeça ao Marx Civil da Internet, aprovado em peso com o apoio dos socialistas! Agora você já sabe o que significa “socialismo e liberdade”.
Ficamos no aguardo dos posts de Ivan Valente, Chico Alencar e Jean Wyllys apoiando que o estado proíba o uso de um aplicativo por milhões de pessoas.’
Junto com isso uma foto dos referidos deputados afirmando que eles comemoraram o bloqueio:
‘SABE AQUELA LEI QUE PERMITE BLOQUEAR O WHATSAPP?
O PSOL APOIOU E AINDA FEZ “V DE VITÓRIA”
BEM VINDO AO “SOCIALISMO E LIBERDADE”’
Pois bem, sem rodeios, essa informação não procede. Nem a foto procede. A imagem dos deputados fazendo ‘V’ de vitória não tem nada a ver com o bloqueio do WhatsApp e foi tirada quando o Marco Civil da internet foi aprovado, no ano passado.
O bloqueio do aplicativo, inclusive, vai contra o estabelecido no Marco Civil que define ‘entre os princípios de uso da internet, a liberdade de modelos de negócios, a inovação e a liberdade de o consumidor usar os dados como preferir’. O deputado Chico Alencar respondeu a postagem da página Movimento Contra a Corrupção desmentindo que eles tenham comemorado o ocorrido do dia 17.
Enfim, a relação do Marco Civil da internet com o bloqueio do aplicativo é boato. Espalhem essa pelo Whats que já voltou antes mesmo que sentíssemos saudades.
PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Kalil Santos. Se você quer sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.