Boato – Deputados integrantes do PT (Partido dos Trabalhadores) vão deixar o Congresso se Dilma perder na Câmara e sofrer impeachment. Vão fazer renúncia coletiva.
E cá estamos nós. Pode ter certeza que até os deputados decidirem se Dilma vai sofrer impeachment, muita historinha vai rolar na internet. E a última delas vem de diversos blogs que viralizaram no Facebook: os deputados do PT iriam renunciar se Dilma sofresse o impeachment. Leia uma das versões do texto:
Deputados PT Farão Renúncia coletiva se Dilma sofrer Impeachment
A decisão ocorreu após as comissões se posicionarem “em respeito à legalidade e às prerrogativas dos deputados da oposição Os membros do governo Dilma Russel pedirão renúncia coletiva caso a presidente sofra o impedimento do governo, em nota pública assinada por 17 deputados. A decisão ocorreu após as comissões se posicionarem “em respeito à legalidade e às prerrogativas dos deputados da oposição, mesmo antes de ser publicada a notícia de que todos parlamentares do PT(partido dos trabalhadores), com dezenas de deputados não investigados, havia sido grampeado”, em referência à Operação Lava Jato. Segundo a nota pública, o texto, que havia sido publicado na página da Comissão de Política Criminal e Penitenciária, foi desautorizado e apagado após oPP e PRB se reunir e decidir apoiar o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Diz a nota: “Infelizmente, a politica parece seguir rumos contrários àquilo que historicamente foi seu mister e alia-se a posições que propõem mais uma triste ruptura democrática em nosso país. deputados que somos, manteremos nosso juramento de defender o Estado Democrático de Direito, o que não pode ser feito ao mesmo tempo em que integramos comissões da mesma câmara de deputados que assume a presente postura institucional a favor da destituição de uma presidente eleita e é leniente com violações crassas às prerrogativas de todo o povo que a elegeu.
Deputados do PT farão renúncia coletiva?
Usando a lógica e o bom senso já dá para perceber que a história é mais falsa do que nota de três reais. Vamos aos fatos.
Quem nesse mundo acreditaria que o PT após perder a presidente da República iria aceitar perder 17 deputados. Isso seria exatamente como um haraquiri (suicídio) político. Está mais do que claro que se Dilma sofrer impeachment, o PT vai começar a fazer oposição pesada contra o governo de Temer. E aí, os deputados serão de suma importância.
Ok. A gente resolveu acreditar que há um mínimo de chances de isso acontecer e partimos para a pesquisa. E não é que encontramos a tal nota. Só que não era de deputados e sim de advogados. Após a OAB apoiar o impeachment, 17 advogados pediram renúncia do órgão no Espírito Santo. Esta matéria do site da Brasileiros fala sobre o assunto.
Quem acompanha o Boatos.org (se não acompanha, siga-nos nas redes sociais) sabe que este tipo de tática de pegar um texto e modificar só os personagens é clássica de sites caça-cliques no Facebook. O procedimento deles é simples: pegam um texto, modificam o personagem para criar uma história bombástica, saem divulgando e até compram alguns anúncios no Facebook e mais um boato está feito. A história do Jean Wyllys ir embora do Brasil foi justamente uma modificação de um texto de Lobão.
Resumindo: a lógica e toda a nossa investigação (nem foi tão difícil assim) mostram que os deputados do PT não vão renunciar se Dilma cair. Eles vão continuar, só que em vez de defender, vão atacar o governo.
PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor José Carlos Júnior. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.