Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto de Dilma Rousseff com fuzil é montagem

Foto de Dilma Rousseff com fuzil é montagem

Montagem mostra Dilma posando com fuzil do exército
Montagem mostra Dilma posando com fuzil do exército

Boato – Foto antiga mostra a presidente Dilma Rousseff posando com um fuzil. Imagem seria do tempo em que ela era uma “guerrilheira”.

Esse boato surgiu na internet em 2010 (na época das eleições presidenciais), mas periodicamente volta a circular na rede. Junto a uma mensagem, que você poderá ler logo abaixo, aparece uma foto da presidente Dilma Rousseff posando com um fuzil. Leia mensagem:

UM DOS RETRATOS QUE O PT TENTA ESCONDER, não quer que apareça de forma alguma…

DILMA JOVEM JÁ ASSASSINA E TERRORISTA

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

ATRÁS DELA, ENCOSTADO NA PAREDE…UM FUZIL AUTOMATICO LEVE ( FAL – CALIBRE 7.62 ) ROUBADO DO EXERCITO BRASILEIRO!!! ENFIM, A MÃE DO POVO, COMO DESEJA SER CHAMADA,

NÃO POSA COM CRIANÇAS, NEM COM O MARIDO, COM OS PAIS, OU COM UM VIOLÃO.

Temos que passar para o máximo de pessoas que conhecemos, inclusive mostrar essa foto para aqueles que não acreditam que ela é assim.”

Pelo tom do texto já dá para imaginar que se trata de um boato. O texto não cita fontes, tem expressões exageradas, erros de português e muitas letras maiúsculas. Para além disso, há algumas informações que não batem.

Imagem original é do tempo em que Dilma era secretária da Fazenda em Porto Alegre
Imagem original é do tempo em que Dilma era secretária da Fazenda em Porto Alegre

A primeira delas é em relação à época que a foto foi tirada. Na época da imagem, Dilma já havia entrado para o mundo da política. De acordo com essa matéria do UOL, a foto é do tempo em que Dilma era secretária municipal da Fazenda em Porto Alegre. A imagem é do período em que o governador do Rio Grande do Sul era Alceu Collares. Isso aconteceu entre 1986 e (1986) 1989.

Se você clicou no link, pode perceber que a arma não está na imagem. Isso faz a gente chegar à suspeita de que pode ser uma montagem. Se olharmos com atenção para a imagem da presidente com o fuzil, chegamos à certeza de que é montagem mesmo. Note que o fuzil não tem a mesma tonalidade da imagem (que é mais opaca). Com isso, não há mais nada a dizer para além de que é mais um boato político na internet.