Boato – Morte do ministro do STF não foi um acidente. Teori Zavascki foi assassinado por causa da Operação Lava-Jato.
Não faz nem 24 horas que o Boatos.org desmentiu uma história falsa compartilhada por pessoas que gostam e por pessoas que odeiam Lula: a de que Teori Zavascki teria proibido Sérgio Moro de investigar o ex-presidente. Agora, a tragédia com o ministro do STF está fazendo “todos os lados da política” compartilharem outra história: e de que Teori foi assassinado.
É claro que não são as mesmas versões da história. Quem é “time Moro” tem apontado que a culpa da morte de Zavascki é de Lula e do PT. Para esses, as mortes de Celso Daniel e Eduardo Campos seriam as provas que todo mundo que se mete com o ex-presidente acaba morrendo.
O “time Lula” está contando outra versão da história. Desta vez, a acusação é contra integrantes do governo Temer e pessoas que seriam vítimas da delação da Odebrecht, que deve (ou pelo menos deveria) ser protocolada em fevereiro. Leia textos que encontramos na internet:
Mataram o relator da Lava Jato no STF
Teori iria homologar a delação da Odebrecht em poucos dias. Somente uma intervenção militar nos salvará dos corruptos.
…
Relator da Lava Jato foi assassinado assim como Eduardo Campos
O ministro Teori Zavascki iria homologar em poucos dias a delação da Odebrecht. Não ha dúvidas que ele foi assassinado, assim como Eduardo Campos. No Brasil, quando alguém ameaça os planos dos corruptos, sempre há um avião que cai.
…
Teori Zavascki foi assassinado por causa da Lava-Jato?
Textos como esses tiveram o reforço de peso de duas postagens em redes sociais. Uma delas é do delegado da Polícia Federal Márcio Anselmo, que participa da Força-Tarefa da Lava-Jato. Ele escreveu o seguinte (logo após isso editou o post no Facebook):
Sem palavras para expressar o que estou sentindo. O ministro Teori lavou a alma do STF à frente da Lava-Jato, surpreendeu a todos pelo extremo zelo com que suportou todo esse período conturbado. Agora, na véspera da homologação da colaboração premiada da Odebrecht, esse ‘acidente’ deve ser investigado a fundo.
Outro texto que fez os teóricos da conspiração acreditar em um atentado contra Teori é do filho dele. Em maio do ano passado, ele escreveu o seguinte texto:
É óbvio que há movimentos dos mais variados tipos para frear a Lava Jato. Penso que é até infantil que não há, isto é, que criminosos do pior tipo (conforme MPF afirma) simplesmente resolveram se submeter à lei! Acredito que a Lei e as instituições vão vencer. Porém, alerto: se algo acontecer com alguém da minha família, vocês já sabem onde procurar…! Fica o recado!
Agora com tudo isso, já dá para ficar bem claro que Teori Zavascki foi assassinado (muito provavelmente pelo lado político contrário ao seu), certo? A resposta é não. Vamos aos fatos.
É obvio que uma tragédia como essa envolvendo uma figura pública que está mexendo com tantos poderosos (de todas correntes políticas) merece ser investigada com todo o afinco do mundo. Mas, por mais que suas convicções digam o contrário (isso é pós-verdade, baby), não há nenhum indício que aponte que o avião foi sabotado.
Não temos nem 12 horas após o acidente, o Cenipa sequer começou a perícia, mal os corpos foram resgatados e já tem gente falando que Teori Zavascki foi assassinado. É óbvio que ainda é cedo para se cravar esse tipo acusação seja para qual lado for.
Justamente pelo acidente ter acontecido há pouco tempo, sequer as circunstâncias foram esclarecidas. Mas até o momento, o tempo ruim na hora do voo e a falta de visibilidade em Paraty são hipóteses mais plausíveis do que uma sabotagem no avião do ministro do STF.
Para além disso: por mais que muita gente diga o contrário, mas é duro acreditar que “matar” Teori seria uma boa estratégia seja do lado do governo atual ou do PT.
Primeiro vamos falar de Lula e o PT: agora, seria o momento em que políticos de outros políticos entrariam no processo da Lava-Jato. Por que o partido iria matar o relator e correr o risco de atrasar as investigações? Além disso, vale apontar que Lula, por exemplo, está sendo julgado em primeira instância. Logo, não seria Teori que o julgaria. Não teria motivos para fazer isso, se fosse o caso de conseguir uma inocência.
E Temer? Em qual mundo ele pode acreditar que a morte de Teori faria a Lava-Jato se calar. Sinceramente, o que for para aparecer na delação da Odebrecht vai aparecer. E mais, é claro que a morte do ministro do STF vai botar fogo nas investigações. Se essa é a estratégia adotada, é uma estratégia catastrófica (e um tanto quanto burra).
Resumindo: é claro que tudo tem que ser investigado (e vai ser, pelo MPF e Polícia Federal), mas falar de assassinato de Teori da forma que os “polos” da internet está falando é leviano. Por enquanto, qualquer teoria da conspiração não passa de isso mesmo: uma teoria da conspiração. Aguardemos novidades.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Cláudia Segal e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tem ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 9 9331-6821.