Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que 17 ladrões de gado eleitores de Lula tenham sido mortos por fazendeiros no MT

É falso que 17 ladrões de gado eleitores de Lula tenham sido mortos por fazendeiros no MT

17 ladrões de gado eleitores de Lula e do MST foram mortos no Mato Grosso, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – 17 ladrões de gado eleitores de Lula e do MST foram mortos por fazendeiros no Mato Grosso.

Análise

Um vídeo feito com a montagem de diversas imagens horrendas está circulando na internet junto com mensagens que apontam que seria algo que teria ocorrido no Mato Grosso, mais exatamente na cidade de Peixoto de Azevedo.

Nas imagens, há homens executados em situações distintas. Junto ao vídeo (que, obviamente, não será exibido aqui), há uma mensagem que aponta que se tratariam de 17 ladrões de gado que foram mortos por fazendeiros em Peixoto de Azevedo (Mato Grosso).

As mensagens apontam, ainda, a depender da situação, que se tratavam de membros do MST e/ou eleitores de Lula. Leia duas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Lula perdeu 17 eleitores 17 CPFs cancelados, ladrões de gado, mataram o gado e estavam fazendo churrasco, economizaram até os trabalhos da polícia, e morreram de barriga cheia. Lula acaba de perder 17 Eleitores comendo Churrasco de Picanha dum Fazendeiro lá pras bandas de Peixoto de Azevedo (Mato Grosso).

Versão 2: – A turma do MST agiu no Mato Grosso, roubando gado. – O fazendeiro não deixou por menos… – Foi até a cidade, descobriu quem eram os ladrões e soube que eles estavam comendo PICANHA do gado roubado. – Resultado: 17 CPF cancelados. E mais: 17 eleitores a menos… Adivinhe quem perdeu? – Faz o “L”…

Checagem

O conteúdo chamou atenção e viralizou, principalmente, pelo WhatsApp. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que 17 ladrões de gado foram mortos por fazendeiros no Mato Grosso? 2) De onde são as imagens atribuídos aos “ladrões de gado”? 3) O MST e eleitores de Lula costumam realizar roubos do tipo?

É verdade que 17 ladrões de gado foram mortos por fazendeiros no Mato Grosso?

Não é verdade. Um caso impactante como este (que seria um crime cometido por uma milícia) logo viraria notícia. Porém, nada encontramos em fontes confiáveis sobre o assunto. Para além disso, as imagens “de prova” são de outras situações.

De onde são as imagens atribuídos aos “ladrões de gado”?

As imagens do gado morto são de um episódio de roubo de gado que aconteceu na Bahia em 2023. Não tem nenhuma relação com Peixoto de Azevedo ou Mato Grosso. A foto de alguns dos mortos são, na realidade, de um confronto que ocorreu em Pernambuco no ano passado. Ela não tem nenhuma relação com roubo de gado.

O MST e eleitores de Lula costumam realizar roubos do tipo?

Mais uma vez, temos uma afirmação sem qualquer base de confirmação na realidade. Não há qualquer prova de que o MST realize roubo de gados (e o ônus da prova é de quem acusa). Sobre a corrente política de quem realiza roubo de gado é algo que não é relevante e tampouco cartesiano. Com certeza, há ladrões de todas as correntes políticas (não só eleitores de Lula).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que as imagens mostram que 17 ladrões de gado foram mortos no Mato Grosso. As imagens são de outras situações e não consta em nenhuma fonte confiável qualquer informação sobre o assunto.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).