Boato – O ministro Alexandre de Moraes censurou uma postagem do perfil de Bolsonaro em que o ministro Marco Aurélio Mello fala sobre as eleições de 2022.
Análise
Em meio aos debates sobre redes sociais, uma história daquelas tem circulado na internet. Ela aponta para o que seria uma “censura” de Alexandre de Moraes contra Bolsonaro.
Um vídeo do ex-ministro do STF Marco Aurélio Mello declarando voto em Bolsonaro nas eleições de 2022 está circulando junto com mensagens que apontam que o vídeo teria sido censurado da página de Bolsonaro por Alexandre de Moraes. Leia a mensagem que circula online:
O vídeo retirado é esse aqui. Esse foi o vídeo que o Alexandre de Moraes mandou apagar da página do Bolsonaro. Vamos viralizar!! SERÁ QUE O TSE VAI CENSURAR Senta o dedo O MINISTRO MARCO AURÉLIO TAMBÉM?
Checagem
Quando se fala em censura, a história viraliza mesmo. Por isso mesmo que estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo. Isso será feito respondendo às seguintes questões: 1) O que diz o vídeo de Marco Aurélio Mello? 2) É verdade que Alexandre de Moraes tirou o vídeo da página de Bolsonaro? 3) O vídeo foi censurado por Alexandre de Moraes na internet?
O que diz o vídeo de Marco Aurélio Mello?
O vídeo é de uma entrevista de Marco Aurélio Mello ao Antagonista em 2022. Na ocasião, ele declarou voto no ex-presidente Jair Bolsonaro e falou que o STF “resolveu ressuscitar Lula politicamente”. O corte do vídeo pode ser visto abaixo:
Marco Aurélio Mello diz que Lula nunca foi absolvido e que o STF resolveu ressuscita-lo politicamente pic.twitter.com/B3tWvQu1j2
— O Corvo (@0C0RV0) October 9, 2022
É verdade que Alexandre de Moraes tirou o vídeo da página de Bolsonaro?
Não. Não consta em nenhuma fonte confiável qualquer informação sobre Alexandre de Moraes ter banido o vídeo. Até porque Marco Aurélio Mello deu a mesma opinião em diversas outras entrevistas em 2022. E nenhuma destas entrevistas foi “censurada”.
O vídeo foi censurado por Alexandre de Moraes na internet?
Não mesmo. De fato, não encontramos o conteúdo na página de Bolsonaro (possivelmente, porque nunca foi publicado). Porém, é possível encontrar o mesmo vídeo em páginas de outros políticos de direita (como neste exemplo) e até em conteúdos como no do boato.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que o ministro do STF Alexandre de Moraes tenha censurado um vídeo de Marco Aurélio Mello falando sobre Lula e Bolsonaro. O vídeo continua circulando na internet e não tem nenhum lastro na realidade.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).