Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Alexandre de Moraes tenha determinado prisão de Paula Belmonte

É falso que Alexandre de Moraes tenha determinado prisão de Paula Belmonte

Alexandre de Moraes determinou prisão de deputada Paula Belmonte, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a prisão da deputada Paula Belmonte por ela ter revelado chantagem dele contra Temer.

Análise

Não é de hoje que uma série de conteúdos falsos são divulgados por meio de canais do YouTube. Normalmente, estes conteúdos têm uma gama limitada de personagens. A história de hoje aponta para dois deles: Alexandre de Moraes e a deputada distrital Paula Belmonte.

De acordo com o conteúdo, Alexandre de Moraes teria decretado a prisão dela por conta de ter realizado uma suposta denúncia contra o ministro do STF em um evento nos Estados Unidos. Leia algumas das versões da história que está circulando online e também a transcrição do vídeo:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1:MOR43S EXPEDIU UMA ORDEM DE PRISÃO PARA A DEPUTADA PAULA BELMONTE MORAES SOLICITOU SERVIÇOS DE UM HACKER PARA CHANTAGEAR TEMER SIGAM COMPARTILHEM, INDIGNEM-SE, O BRASIL FOI DOMINADO POR UMA FACÇÃO CRIMINOSA, SUPR3M4, CORRUPT4 E VINGATIVA! SOMO NÓS O POVO, QUE TEREMOS QUE AGIR Versão 2: Moraes ordena PRISÃO de deputada corajosa que expôs a chantagem do ministro para entrar no STF

Transcrição: Alexandre de Moraes expediu uma ordem de prisão nesta quinta-feira para a deputada Paula Belmonte. Ela foi acusada por expor no Parlamento dos Estados Unidos que Moraes se tornou ministro da Suprema Corte por conta de uma chantagem que fez ao ex-presidente Michel Temer. Segundo ela, Moraes solicitou serviços de um hacker para chantagear Temer com fotos eróticas de sua esposa, para que Moraes fosse indicado para a vaga de Teori Zavascki. Paula Belmonte tem sido uma das poucas pessoas públicas que realmente combate o ministro, mesmo sendo perseguida diuturnamente por Moraes e sua “Gestapo” particular. A deputada não se abateu quando Moraes mandou seus capangas fortemente armados adentrarem na casa de Paula para apreender documentos que provam os esquemas de corrupção do Ministro.

Alexandre agora acusa a deputada de atuar em conjunto ao Congresso dos Estados Unidos para abolir o estado democrático de direito. O presidente Johnson ofereceu para Paula e sua família asilo político sob proteção do Congresso norte-americano, já que a deputada está atualmente em Washington. E, como todos nós sabemos, Alexandre não é ninguém na terra do Tio Sam, ou seja, ele não manda nada em absolutamente nada. Tanto é que o presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos enviou ofício à Casa Branca para entrar com ação na Corte Internacional Penal contra o Ministro Alexandre de Moraes. Johnson alega que Moraes tomou monopólio da Polícia Federal, transformando-a numa espécie de Gestapo para usar a corporação como sua guarda particular, a fim de perseguir pessoas que estão denunciando seus esquemas criminosos dentro da Suprema Corte.

Paula Belmonte comprovou que decisões inescrupulosas do ministro beneficiaram partidos políticos e, claro, também beneficiaram facções criminosas. Já que na Polícia Federal havia uma equipe que apreendeu mais de 300 bilhões em propinas, do qual Moraes mandou devolver o dinheiro. E, acredite, era dinheiro para pagar propinas do PT. Sanderson, policial federal que atua em várias investigações junto de Paula Belmonte, aconselhou a deputada a não retornar para o Brasil devido a ordem de prisão emitida pelo Ministro Alexandre de Moraes. É sabido que se Alexandre pedir a extradição de Paula, as autoridades norte-americanas obviamente irão negar. Pois, assim como Johnson falou, o presidente da Câmara dos Estados Unidos considera Moraes um juiz corrupto que atua na Corte de forma criminosa, visando seu próprio interesse, e que já deveria estar na cadeia. […]

Checagem

O vídeo, que também tem outras acusações contra Alexandre de Moraes (como, por exemplo, de propina para o tráfico), viralizou com força em redes sociais de vídeos. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que Alexandre de Moraes decretou a prisão de Paula Belmonte? 2) Paula Belmonte fez algum tipo de acusação contra Alexandre de Moraes? 3) As acusações contra o ministro do STF são reais?

É verdade que Alexandre de Moraes decretou a prisão de Paula Belmonte?

Não é verdade. Para além da questão da fonte da “informação” ser um canal do YouTube que sempre publica fake news, não consta nenhuma notícia em fontes confiáveis ou oficiais sobre a suposta decisão de Alexandre de Moraes.

A própria Paula Belmonte publicou um desmentido sobre o assunto em suas redes sociais. No Instagram, ela disse o seguinte: 

DEPUTADA ALERTA SOBRE VÍDEOS QUE DISSEMINAM NOTÍCIAS FALSAS São falsos os vídeos que circulam na Internet sobre a suposta prisão da deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), que teria sido expedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, além de outra versão do mesmo tema, em que também é citada a suposta intervenção do presidente da Câmara dos Estados Unidos, Mike Johnson, em decisões da Suprerna Corte brasileira.

Os dois vídeos somam-se a um terceiro, com conteúdo parecido, e que também envolvia o ministro Moraes e a deputada, com o mesmo intuito de gerar desinformação. Ambos o5 conteúdos são inverídicos. Ao contrário do que dizem os vídeos, a deputada esteve sim, nos Estados Unidos, na semana passada, mas foi para participar de um programa de aprimoramento no tema Primeira Infância, sua principal pauta como parlamentar. Paula Belmonte solicita a quem a segue nas redes sociais e também aos que acompanham a sua trajetória política pelos mais diversos canais de comunicação, que não compartilhem esse tipo de notícia enganosa.

Paula Belmonte fez algum tipo de acusação contra Alexandre de Moraes?

Não. A própria deputada desmentiu em suas redes sociais que tenha feito qualquer acusação contra Alexandre de Moraes. Ela confirmou que esteve nos Estados Unidos, mas não há nada de denúncias. Foi para participar de um programa de aprimoramento relacionado à pauta da Primeira Infância.

É importante lembrar que o nome de Paula Belmonte já foi utilizado em diversas outras histórias publicadas nestes mesmos canais do YouTube (há exemplos aqui, aqui, aqui e aqui). Todas estas histórias também são falsas.

As acusações contra o ministro do STF são reais?

Não. As duas acusações contidas no texto (a de que ele chantageou Temer com fotos da ex-primeira-dama e de que recebeu propina de traficantes) são falsas. Não passam de invenção da página que publicou o conteúdo.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Alexandre de Moraes tenha ordenado a prisão da deputada federal Paula Belmonte. Também é falso que ela tenha feito acusações contra o ministro do STF. É um fake que surgiu de uma fonte que só publica conteúdos do tipo.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).