Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Alexandre de Moraes seja a “mãe do PCC” e tenha mandado matar filho de Alckmin

É falso que Alexandre de Moraes seja a “mãe do PCC” e tenha mandado matar filho de Alckmin

Alexandre de Moraes é a mãe do PCC e mandou matar o filho de Alckmin, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Alexandre de Moraes é a “mãe” do PCC e mandou matar o filho de Geraldo Alckmin. 

Análise

Cada vez mais, os bolsonaristas e simpatizantes da extrema-direita têm nutrido campanhas de ódio contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. Mais uma vez, uma história sobre “PCC” viraliza online.

Nos últimos dias, tem circulado um vídeo de um homem que se apresenta como ex-integrante do PCC. No material, ele faz alegações graves contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

O vídeo sugere que Moraes seria o líder da facção criminosa e, além disso, teria sido o mandante da morte de Thomaz Alckmin, filho do vice-presidente Geraldo Alckmin, falecido em um acidente de helicóptero em 2015.

Com um tom sensacionalista, o autor do vídeo afirma que “Alexandre de Moraes é a mãe do PCC” e que o ministro estaria envolvido diretamente na morte de Thomaz Alckmin. Leia abaixo um trecho do boato:

Versão 1: Olhem aí o que eu sempre disse. Está aí a verdade. Ele, o Alexandre de Moraes, mandou matar o filho do Alckmin em 2006. São todos bandidos. Alexandre de Moraes é o ‘chefão mor’ do PCC. Vixe, o bagulho tá doido. Alexandre é a ‘Mãe’ do PCC. Mas que tiro foi esse? Escuta isso.

Versão 2: *GRAVÍSSIMO!!* Alexandre de Moraes é a *”Mãe do PCC”*, revela Frank William, ex-líder da facção que está foragido no exterior. Segundo Frank, Moraes também teria sido responsável pela morte do filho do então governador Geraldo Alckmin.

Transcrição: Olha só, a única coisa que me brinca, a única coisa que me colocava mesmo… Agora vocês vão ver o que tem um cara de verdade, louco de verdade. Vocês querem ouvir a verdade? Então vocês vão ouvir a verdade. Eu vou trazer tudo. Essa parada aí já tô falando pra você: a mãe quem é? A mãe é o Ministro Alexandre de Moraes. Ela manda e manda no Primeiro Comando da Capital. Quem tá falando isso pra você é eu, o Frank William de Paula. Sou demais, certo, mano? A minha matrícula é 857-12-37.

Entendeu? Nasci dia 27 de maio de 1992. Eu estou falando pra você, entendeu, mano? Se vocês não acreditam que ele é a mãe do PCC, saibam que é um problema de vocês. É a primeira vez que eu tô falando isso assim abertamente para vocês. É só você experimentarem nos podcasts: por que que vocês não falam de 2006? Da questão do áudio? O que aconteceu com o filho do Alckmin? Falem a verdade sobre ele. Por que que vocês não falam essa porra, hein? Por que que vocês não falam que graças a essa porcaria desses… Agora dá pra entender, né? Os caras podiam gritar infinitamente com a ajuda da sintonia final da rua ou não? Entendeu? Então, arraso para quem fez, mas, mas…

Checagem

O conteúdo tem sido amplamente compartilhado, principalmente em grupos políticos e canais que frequentemente espalham desinformação. Porém, é fake. Para checar, vamos responder a três questões: 1) Há provas de que Alexandre de Moraes a mãe do PCC 2) Alexandre de Moraes mandou matar o filho de Geraldo Alckmin?
3) A pessoa que gravou o vídeo é mesmo do PCC?

Há provas de que Alexandre de Moraes é a “mãe” do PCC?

Não. A alegação de que Alexandre de Moraes seria um líder do PCC não tem qualquer embasamento. Essa teoria já circula há anos e já foi desmentida diversas vezes. Não há nenhuma evidência ou documento oficial que ligue Moraes ao comando da facção criminosa.

Além disso, o ministro tem um histórico de combate ao crime organizado, tendo atuado diretamente contra o PCC enquanto secretário de Segurança Pública de São Paulo.

Esse tipo de desinformação já foi refutada anteriormente pelo próprio Boatos.org, como no caso da fake news que apontava que uma irmã de Alexandre de Moraes teria engravidado de um interno da Fundação Casa. Também já desmentimos a falsa alegação de que faixas do PCC teriam elogiado Moraes em 2006.

Alexandre de Moraes mandou matar o filho de Geraldo Alckmin?

Também não há qualquer indício que relacione Moraes à morte de Thomaz Alckmin. O acidente que vitimou o filho do então governador de São Paulo ocorreu em 2015, e não em 2006, como menciona o vídeo. Além disso, a tragédia foi amplamente investigada, e o inquérito foi arquivado pelo Ministério Público por falta de indícios de crime.

O MP concluiu que a queda da aeronave foi um acidente, sem qualquer relação com Alexandre de Moraes ou qualquer outro suposto mandante.

A pessoa que gravou o vídeo é mesmo do PCC?

O homem que aparece no vídeo, identificado como Frank William de Paula, não tem qualquer ligação oficial com o PCC. O especialista em crime organizado Lincoln Gakiya, que investiga o PCC há anos, já afirmou que Frank William de Paula não faz parte da facção criminosa. Além disso, uma análise do Aos Fatos sobre esta mesma fake news classificou o autor do vídeo como um “desinformador contumaz”.

Conclusão

O vídeo que circula nas redes sociais não tem qualquer embasamento. Alexandre de Moraes não é “a mãe do PCC”, tampouco há qualquer indício de que tenha relação com a morte do filho de Geraldo Alckmin. Além disso, a pessoa que gravou o vídeo não tem ligação com a facção criminosa e já espalhou outras desinformações na internet.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)