Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Alexandre de Moraes tenha multado Frei Gilson por falar em Deus

É falso que Alexandre de Moraes tenha multado Frei Gilson por falar em Deus

Alexandre de Moraes multou Frei Gilson por falar de Deus, diz boato (Foto: Reprodução/Youtube)

Boato – Alexandre de Moraes multou Frei Gilson por falar de Deus. 

Análise

Nos últimos meses, uma nova onda de desinformação tem se espalhado pelas redes sociais, principalmente através de vídeos gerados por inteligência artificial. Essas montagens utilizam vozes e imagens manipuladas para criar falsas narrativas que reforçam determinados posicionamentos políticos e religiosos. Hoje, vamos falar de mais uma delas.

Um desses conteúdos aponta para um suposto episódio envolvendo Frei Gilson e Alexandre de Moraes. O vídeo, que viralizou no YouTube e gerou indignação entre os espectadores, afirma que o ministro do STF teria multado o religioso apenas por falar sobre Deus. O material ainda sugere que Frei Gilson teria feito um desabafo público e surpreendido Moraes com sua resposta. Veja abaixo a transcrição do boato:

Alexandre de Moraes multa Frei Gilson, e fica surpreso com sua genialidade jurídica! agir de DEUS! Frei Gilson foi surpreendido com uma multa aplicada por Alexandre de Moraes por simplesmente pregar sobre Deus… Mas o que parecia ser um momento de humilhação se transformou em um poderoso testemunho de fé, sabedoria e justiça divina. Neste vídeo narrado em primeira pessoa por Frei Gilson, você vai conhecer todos os detalhes desse episódio que parou o Brasil e emocionou milhares. Um verdadeiro exemplo de coragem e firmeza espiritual, que levou até mesmo autoridades a refletirem sobre os limites da liberdade religiosa. Assista até o final e prepare-se para se emocionar.

Checagem

O vídeo que tem circulado nas redes sociais teve algumas centenas de milhares de visualizações. Mas é mais um fake criado com IA. Para esclarecer a verdade, respondemos a seguir: 1) Alexandre de Moraes multou Frei Gilson por falar de Deus? 2) Frei Gilson fez algum desabafo sobre Alexandre de Moraes e está sendo investigado pelo ministro? 3) Quais são outras fake news sobre o religioso criadas com IA?

Alexandre de Moraes multou Frei Gilson por falar de Deus?

Não, não há qualquer registro de que Alexandre de Moraes tenha multado Frei Gilson por suas pregações religiosas. No Brasil, a liberdade religiosa é garantida pela Constituição, e nenhuma autoridade pode impor sanções a alguém apenas por falar sobre Deus. A alegação é completamente falsa e faz parte de uma série de boatos envolvendo figuras políticas e religiosas.

Frei Gilson fez algum desabafo sobre Alexandre de Moraes e está sendo investigado pelo ministro?

O religioso não fez qualquer desabafo relacionado a uma suposta multa aplicada por Alexandre de Moraes (até porque ele não poderia falar sobre algo que não ocorreu).

No entanto, Frei Gilson foi citado em investigações relacionadas aos atos de 8 de janeiro, o que levou a remoção de diversos vídeos de seu canal no YouTube. O caso foi noticiado pelo jornal O Globo.

Quais são outras fake news sobre o religioso criadas com IA?

Frei Gilson tem sido alvo de diversas fake news nos últimos meses, muitas delas envolvendo vídeos criados com inteligência artificial para gerar engajamento e reforçar discursos políticos. Entre as histórias falsas que desmentimos recentemente, estão alegações de que ele foi humilhado em programas de TV. Veja algumas delas:

Conclusão

O vídeo que circula nas redes sociais alegando que Alexandre de Moraes multou Frei Gilson por falar de Deus é falso. Não há qualquer registro de multa ou sanção contra o religioso por esse motivo. O boato se aproveita da notoriedade do frei para espalhar desinformação e gerar engajamento em canais de vídeos. Além disso, o caso faz parte de uma onda de fake news criadas com IA para distorcer fatos e reforçar narrativas políticas.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)