Boato – O jornalista Alexandre Garcia escreveu um texto analisando a saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça. Ele disse que Moro é do PSDB, vai ser candidato em 2022 e deu razão a Bolsonaro.
Desde que Sérgio Moro saiu do Ministério da Justiça, o debate público no Brasil está centrado no assunto (mesmo em tempos de pandemia da Covid-19). E a última história que circulou na internet aponta para o nome do jornalista Alexandre Garcia.
De acordo com mensagens que estão circulando em redes sociais (principalmente Facebook e WhatsApp), Alexandre Garcia teria escrito um texto falando sobre a saída de Moro do governo Bolsonaro. Em tom crítico ao ex-juiz da Lava Jato, Alexandre Garcia disse que ele é do PSDB, que vai ser candidato em 2022 e que “o presidente tem que demitir insubordinados”. Leia a mensagem que circula online:
ALEXANDRE GARCIA ANALISA PEDIDO DE DEMISSÃO DE SÉRGIO MORO E REVELA QUEM SERÁ O NOVO MINISTRO. Sergio Moro foi um excelente magistrado. conduta Ilibada. Mas é progressista, PSDB, abortista e desarmamentista. Será Candidato pelo PSDB em 2022. Filiado há 21 anos ao PSDB. Próximo FHC, Dória e Aercio Neves. Nova esquerda com prudência e sofisticação. Ele não é quem vocês pensam ser. Vaidoso demais. Votamos em um Presidente da República e não em ministros. O dia que Presidente tive um insubordinado, tem que demitir, simples assim.
Alexandre Garcia escreve texto sobre demissão de Moro e diz que ele é do PSDB?
Muita gente compartilhou a suposta análise de Alexandre Garcia e muita gente saiu replicando o que está na mensagem. Mas será mesmo que foi o jornalista o autor do tal texto? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.
Quando vimos mais um suposto texto assinado por Alexandre Garcia, já ficamos mais do que desconfiados. Nos últimos tempos, desmentidos diversos textos falsamente atribuídos a ele. Teve texto falso dele criticando Mandetta, governadores, o isolamento social, a China e (em todos) exaltando Bolsonaro. Fizemos até um vídeo para falar sobre esse “tema” de boatos:
Assim como nos outros casos, ao fazer uma análise do conteúdo, descobrimos que o texto (que por sinal cita, de forma falsa, que Sérgio Moro é filiado ao PSDB) surgiu anônimo na internet para só depois ganhar a autoria de Alexandre Garcia.
Com isso, já dá para cravar que a história é falsa. Mas o próprio jornalista ajudou a deixar o nosso desmentido “mais completo”. Por meio de postagem no Twitter, Alexandre Garcia não só disse que não é o autor do texto como, de forma irônica, criticou sua redação. “De novo texto falso no WhatsApp. O termo “conduta ilibada” não pode ser meu. Deve ser de algum burocrata…”, disse.
Resumindo: a história que aponta que Alexandre Garcia escreveu um texto falando que Moro tinha mesmo que ser demitido e que era filiado ao PSDB é falsa. Não passa de mais uma mensagem falsamente atribuída ao jornalista.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.
Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | http://bit.ly/2Otkv5l |