Confira a retrospectiva de 2024 das fake news
Boato – O ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes diz que se o EUA atacar a Venezuela, o Brasil sairá em defesa da Venezuela.
Devastada por uma grave crise política e econômica que se arrasta há meses, a Venezuela tem enfrentado impasses, violência, protestos e até ameaça de intervenção estrangeira. E é nesse cenário de crise que as polêmicas na internet crescem e movimentam o mundo da boataria.
Pois bem. A última da internet dá conta de que o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, teria comunicado ao secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, que se os Estados Unidos atacar a Venezuela, o Brasil sairá em defesa da Venezuela. Confira na íntegra:
Aloysio Nunes diz que Brasil vai agir contra EUA em caso de invasão da Venezuela?
Embora a informação siga sendo compartilhada nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, ela não é real. E se você ainda não entendeu o porquê, a gente te explica.
Antes de mais nada, saiba que a história serviu de fonte de informação para o suposto áudio do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), onde afirmava que o Brasil já está em intervenção militar e que Aloysio Nunes teria “desafiado” Rex Tillerson, que por sinal era boato. Só essa informação já indica uma coisa: a história cheira a balela.
O segundo ponto que desmascara a farsa está no fato de que, apesar do ministro se posicionar contra a invasão da Venezuela, ele não falou nada sobre lutar contra os EUA para defender Nicolás Maduro. Pelo contrário, em entrevista à imprensa, o chanceler afirmou que o “nosso caminho é o da diplomacia, da política e da negociação”.
A propósito, não é novidade para ninguém que o ministro não “morre de amores” por Maduro. Em maio, Aloysio publicou uma mensagem em sua conta no Facebook onde critica a proposta do presidente venezuelano de convocar uma Assembleia Constituinte em meio à crise no país.
Nem precisamos dizer que ao procurarmos informações nas fontes citadas – CNN em Espanhol e Exame On – não encontramos nada sobre o assunto. Para além disso, o texto segue o mesmo enredo de balelas online: sem datas e fontes confiáveis e erros de ortografia. Por sinal, até o nome do ministro está errado.
Por fim, mas não menos importante, a imagem foi registrada em junho, durante uma reunião com o secretário de Estado, em Washington. Como você deve imaginar, durante o debate, ninguém falou em “atacar os EUA”.
Como vocês puderam ver, a história de que Aloysio Nunes disse que o Brasil vai agir contra EUA em caso de invasão da Venezuela é falsa. Ou seja, tudo não passa de mais um desses boatos que circulam pela internet.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp pelo telefone (61) 994325485.