Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Atestado não prova que Boulos seja usuário de cocaína e tem (muitos) indícios de falsificação

Atestado não prova que Boulos seja usuário de cocaína e tem (muitos) indícios de falsificação

Atestado prova que Guilherme Boulos é usuário de cocaína, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um atestado médico prova que Guilherme Boulos é usuário de cocaína e foi internado com surto em 2021.

Análise

Na véspera do primeiro turno das eleições, um dos golpes mais baixos utilizados pelo candidato Pablo Marçal em sua campanha teve um desdobramento.

Depois de acusar sem qualquer prova de que Guilherme Boulos seria usuário de cocaína, ele publicou em suas redes sociais um suposto atestado médico afirmando que o político teria passado por um surto psicótico devido ao uso de substâncias químicas.

O atestado seria de 2021 e seria a prova de que ele seria usuário da droga. Leia a mensagem que circula na internet e o conteúdo do suposto atestado:

Versão 1: Está circulando na internet um atestado médico de Guilherme Boulos, onde consta a condição de surto psicótico positivo para uso de substância química. Esse é o candidato perfeito para SP? Reflita Versão 2: URGENTE: PABLO MARÇAL PUBLICA LAUDO DE GUILHERME BOULOS QUE COMPROVA SURTO PSICÓTICO POR USO DE COCAINA EM 2021.

Texto do atestado: MAIS CONSULTA RECEITUÁRIO PACIENTE: GUILHERME CASTRO BOULOS CPF. 27 RG 33 ATENDIMENTO MÉDICO DR. JOSE ROBERTO DE SOUZA CRM. 17064-SP JABAQUARA 190012021 16:45 HS 01

Ao Médico psiquiatra encaminho o Sr. Guilherme Castro Boulos, por minha atendido nesta data, nesta unidade que apresentou com quadro de surto psicótico grave, em delírio persecutório e ideias homicidas, apresentando período de confusão mental e episodio de agitação.

Exame toxicológico (EXTERNO) apresentado por seu acompanhante, indica positivo para benzoilmetilecgonina (COCAINA) 2.825 NG/MG 0.5inging

Encaminho o paciente acima para serviço de psiquiatria em critério emergencial CID-F14 Oriento a acompanhante que o mesmo deve ser internado no serviço de psiquiatria equipe multidisciplinar JOSE ROBERTO DE SOUZA CRM 17064-SP 

Checagem

A história caiu como uma bomba em redes sociais. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões: 1) O atestado médico apresentado por Pablo Marçal prova que Guilherme Boulos é usuário de cocaína? 2) Quais são os indícios que apontam que o atestado médico apresentado por Pablo Marçal seja falso? 3) Guilherme Boulos é usuário de cocaína?

O atestado médico apresentado por Pablo Marçal prova que Guilherme Boulos é usuário de cocaína?

Não prova. A acusação, gravíssima, que está sendo feita em toda campanha eleitoral (e é similar, por exemplo, a campanhas que citavam o candidato Aécio Neves em 2014) está se utilizando de provas sem consistência ou está sendo lançada sem provas. É o caso do atestado médico em questão.

Após a publicação do conteúdo, o próprio Guilherme Boulos se manifestou em redes sociais para apontar que se tratava de uma falsificação e que iria pedir a prisão de Pablo Marçal. Além disso, veículos de mídia e a própria Justiça Eleitoral se manifestaram em relação a publicação do atestado. Atestado que, por sinal, tem diversos indícios de falsificação.

Quais são os indícios que apontam que o atestado médico apresentado por Pablo Marçal seja falso?

Primeiramente, temos uma questão lógica. Como que um atestado como este iria cair nas mãos (após ser mantido em segredo durante anos) justamente de um inimigo político de Guilherme Boulos? A situação soa estranha, mas fica pior ainda.

A clínica que tem a marca d’água é a Mais Consulta. Ela pertence a uma pessoa que é amiga (ou, pelo menos, grande apoiadora) de Pablo Marçal. Isso poderia explicar o vazamento do documento. Porém, há questões.

A primeira é que reportagens apontam que o próprio dono da clínica já foi condenado por falsificar um diploma. De acordo com a sentença, ele teria pago R$ 27 mil para a fraude ser feita.

A segunda está no nome do médico. O lado é assinado por José Roberto de Souza. Em uma busca pelo CRM dele, descobrimos que o médico faleceu em 2022. Para além disso, a secretária do médico relatou que ele nunca trabalhou na clínica em questão. Quer mais: de acordo com esta matéria do O Globo, a assinatura do lado não bate com a do médico. 

Tem mais uma coisa: o documento tem erros no número dos dados de Boulos, tem erros de português, está com o nome de clínica errado e é de uma data na qual Boulos não esteve internado.

Como falamos no tópico anterior, o próprio Guilherme Boulos gravou um vídeo comentando a postagem. Nele, ele relatou que esteve em um evento no dia seguinte da suposta data. Ou seja: não tem como ele ter estado “internado”. Assista aos dois vídeos:

https://www.instagram.com/p/DAujQ7BtQwf/

 

3) Guilherme Boulos é usuário de cocaína?

Não há nada que prove para isso. Pelo contrário, Guilherme Boulos apresentou exames toxicológicos que mostram que ele não usou drogas em um período de 180 dias. Como já falamos, todas as alegações se utilizam de declarações sem provas ou com provas frágeis.

É importante citar que este tipo de tópico não deveria ter tanta atenção em um período eleitoral. A prova disso é que a própria Justiça removeu a publicação de Pablo Marçal. Vale apontar que ele pode, caso seja comprovada a falsificação e o seu benefício por parte dela, ter o registro cassado (mesmo se eleito).

Conclusão

O suposto laudo médico alegando que Guilherme Boulos sofreu um surto psicótico não prova que ele seja usuário de cocaína. Além de ter diversos indícios de falsificação, o documento foi rebatido por Boulos que, por sua vez, tem um laudo que mostra que não usou a droga.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).