Boato – O Banco do Brasil anunciou o fechamento de agências bancárias e a demissão em massa de funcionários durante o governo Lula.
Análise
Nos últimos dias, sites conhecidos por serem mais preocupados com os cliques do que com a qualidade estão compartilhando uma notícia “bomba” na internet.
De acordo com a mensagem, o Banco do Brasil teria anunciado, agora em 2024, uma medida drástica: fechar nada menos do que 361 agências e demitir mais de 5 mil funcionários.
A “notícia” não demorou muito para ser compartilhada por perfis de pessoas contrárias ao governo Lula. Ou seja, compartilhada como atual. Leia a mensagem que circula na internet:
URGENTE: Banco do Brasil anuncia Fechamento e Demissões em massa! O Banco do Brasil, uma das cinco instituições financeiras do governo federal, está passando por um processo de reestruturação que envolverá o encerramento de 361 unidades e a demissão de vários funcionários
Checagem
Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que o Banco do Brasil anunciou que vai fechar agências e demitir em massa em 2024? 2) Qual é o contexto por trás da notícia sobre fechamentos de agências e demissões em massa no Banco do Brasil? 3) O Banco do Brasil acabou colocando o plano em prática?
É verdade que o Banco do Brasil anunciou que vai fechar agências e demitir em massa em 2024?
Não é verdade. Ao buscar pelas informações nos sites em questão (não estes caça-cliques que sempre publicam informações dúbias), nada encontramos sobre a tal ação do Banco do Brasil. Ao procurar mais um pouco, descobrimos que houve, de fato, um plano. Porém, ele não tem nada a ver com o governo Lula ou é atual.
Qual é o contexto por trás da notícia sobre fechamentos de agências e demissões em massa no Banco do Brasil?
A notícia que está sendo publicada como atual é, na realidade, de 2021. Em janeiro daquele ano, o Banco do Brasil anunciou que tinha uma meta de fechamento de 361 unidades (entre agências e correspondentes bancários) e a criação de um sistema de demissão incentivada em que a meta seria cinco mil demissões.
Vale lembrar que o banco estava sob a gestão do governo Bolsonaro. Ou seja: elogios ou críticas relacionadas à história devem ser direcionadas ao antigo governo.
O Banco do Brasil acabou colocando o plano em prática?
Mais ou menos. Como aponta esta matéria, o anúncio da reestruturação gerou um mal-estar com o governo na época. Isso levou à revisão de alguns pontos. Agências seriam transformadas em pontos de atendimento.
O programa de demissão incentivada foi mantido e teve mais de cinco mil adesões. A grande maioria se desligou para se aposentar.
Na prática, o BB fechou mais agências do que o previsto em 2021. Porém, na realidade ela seguiu uma tendência de digitalização de serviços bancários (no mercado privado também houve fechamentos).
Em 2024, não há grandes planos de reestruturação e a ideia que havia de privatização ficou na gaveta.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que o Banco do Brasil tenha anunciado a demissão de funcionários em 2024. As notícias que estão circulando são antigas e não têm lastro na realidade.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).