Boato – Após evitar um assalto de uma motocicleta Hornet, o PM Antonio Bernardo foi punido com uma suspensão de seis meses pelo governador Geraldo Alckmin.
Depois do boato em relação à declaração da ministra da Secretaria de Direitos Humanos Maria do Rosário, mais uma informação falsa relacionada ao assalto de motocicleta filmado em São Paulo apareceu na internet. A nova informação dava conta de que o governador Geraldo Alckmin havia determinado uma punição ao policial que evitou o crime no último sábado.
De acordo com o texto, que surgiu após um pronunciamento feito pelo deputado estadual paulista Major Olímpio, o capitão teria ganhado um suspensão de seis meses. Ela ficaria este período apenas em função administrativa. Leia o texto na íntegra.
O vídeo que mostra um motociclista sendo rendido por dois criminosos e a ação do policial militar, Capitão Antonio Bernardo, em ação heróica, atirando duas vezes contra um dos bandidos, virou sensação em redes sociais e na mídia.
Mas o governo de São Paulo, comandado por Geraldo Alckmin (PSDB), ordenou que o policial ficasse seis meses fora da atividade policial, um castigo administrativo na gíria policial, por ter cumprido sua missão institucional.
A denúncia foi feita pelo deputado estadual de São Paulo, Major Olímpio (PDT).
Apesar de a denúncia ter sido feita publicamente, a informação é falsa. O próprio comando da Polícia Militar em São Paulo tratou de desmentir a informação. De acordo com esta nota, o policial não sofreu nenhuma punição.
Ao contrário do que se relatava, o Capitão acabou recebendo a maior honraria da Polícia Militar em São Paulo. Essa matéria do G1 mostra que ele recebeu a láurea de 1º grau na última sexta-feira (18). O comando da polícia tratou a ação dele como “legítima e correta”. Ou seja, a informação de que ele foi punido é falsa.