Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que dono da Seara tenha gravado vídeo contra bolsonaristas e que valha a pena boicotar produtos

É falso que dono da Seara tenha gravado vídeo contra bolsonaristas e que valha a pena boicotar produtos

Boicote aos produtos Seara no Natal porque dono da empresa xingou bolsonaristas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O dono da Seara, Paulo Seara, xingou bolsonaristas e que, por isso, devemos boicotar os produtos da empresa no Natal.

Análise

Com a chegada do Natal de 2024, uma história que já havia sido desmentida pelo Boatos.org voltou a circular na internet. De acordo com a mensagem, uma marca deveria ser “boicotada” por conta de uma atitude de “seu dono”.

O chamado é para boicotar a marca Seara após alegações de que o dono da empresa, Paulo Seara, teria gravado um vídeo xingando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. A alegação é de que o homem, identificado como dono da empresa, teria gravado um vídeo com falas depreciativas sobre esse grupo.

No vídeo, o homem que se identifica com este nome, de fato, xinga bolsonaristas. Junto a ele, mensagens apontam que os patriotas deveriam mostrar a força contra a empresa no Natal de 2024. Leia a mensagem que circula online e a transcrição dela:

Versão 1: BOICOTE TOTAL SEARA NÃO. Compartilha Logo e curte Boicote total com esse covarde não compre produtos seara pois ele não respeita os consumidores #boicote Paulo Seara, dono dos produtos. E aí, algum patriota vai comprar algo desta marca? Seara cancelada boicote geral!

Transcrição: eu trouxe esse vídeo para você não ter dúvida nenhuma do seu papel é a boicote Total sem dó sem trevas sem energia você merece o senhor dono da Seara de acordo com ele Você viu os pensamentos que ele tem sobre nós mas sabe quem somos homens somos somos somos somos consumidores fim de ano chegando

Natal chegando melhor época para a gente te dar boa resposta para esse camarada não leve de produto ceia de Natal da sua casa não leve nada dessa empresa para sua casa é boicote total aos produtos da Seara vamos ver se é assim que ele aprende a respeitar os Patriotas você vai ver o peso da direita nós perdemos não mas você vai entender senhor paulo a senhora vai entender o consumidor e vai perder dinheiro vamos ver se é assim ele aprende

Checagem

Novamente, a história viralizou com força em redes sociais. E, novamente, assim como em 2023, vamos desmentir por aqui. Por isso, estamos aqui para esclarecer o contexto, respondendo a algumas perguntas: 1) É verdade que o dono da Seara fez um vídeo xingando bolsonaristas? 2) Qual é o contexto do vídeo que está circulando na internet? 3) Vale a pena boicotar a Seara por causa do vídeo em questão?

É verdade que o dono da Seara fez um vídeo xingando bolsonaristas?

Não. O vídeo que está circulando na internet é rigorosamente o mesmo que circulou no boato que desmentimos em 2023 (com a adição de reacts do TikTok). Já havíamos falado que o cidadão, que mora na cidade de Itajaí (SC), não tem relação com a empresa Seara. Relembre o que escrevemos:

O CEO atualmente se chama João Campos. Ele é um executivo e não se parece com o homem do vídeo. Vale apontar que a Seara é parte da JBS desde 2013. Ou seja: a holding pertence à família Batista (aquela mesmo). É importante lembrar também que os fundadores da marca (antes de ela ser comprada) não tinham o sobrenome Seara. Na realidade, a marca tem este nome por conta da cidade em que foi fundada.

Qual é o contexto do vídeo que está circulando na internet?

O vídeo circulou após as eleições de 2022. Um sujeito de Santa Catarina resolveu gravar um vídeo provocando bolsonaristas. Como o vídeo enfureceu alguns “patriotas” e a fake news o acompanhou, acabou viralizando. Não achamos nenhum indício recente de posicionamento similar de Paulo Seara em redes sociais.

Vale a pena boicotar a Seara por causa do vídeo em questão?

Não há motivos reais para um boicote à Seara. Como o Paulo não é “dono da empresa”, a chamada para boicote baseia-se em informações falsas e em uma história inventada. Fazer um boicote com base em boatos não só prejudica a empresa de maneira injusta, como também pode influenciar negativamente consumidores que confiam nos produtos.

Conclusão

A mensagem que circula sobre um suposto vídeo de xingamentos do “dono da Seara” é falsa. A história sobre Paulo Seara e as falas contra bolsonaristas não passa de um boato fabricado para desinformar. Portanto, o boicote sugerido não tem fundamento.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).