Boato – As provas da fraude nas eleições de 2018 começam a aparecer. Boletim de urna com seção que tinha 477 eleitores mostra Fernando Haddad com 9909 votos e Jair Bolsonaro com zero votos.
Seguindo a lógica de que algumas fake news agem em ciclos, voltamos à parte da história de ataque ao processo eleitoral brasileiro. Neste sentido, uma história antiga voltou a circular na internet. Ela aponta para uma suposta prova da “fraude nas urnas eletrônicas”.
A imagem é de um boletim de urna de uma seção que teria 477 eleitores. Nela, Fernando Haddad teria 9909 votos e Jair Bolsonaro teria zero votos. Junto à foto, há mensagens apontando que essa seria a “bomba” que faltava para apontar para a fraude contra o presidente (que acabou, no fim, ganhando as eleições). Leia algumas das mensagens que circulam online:
Versão 1: COMPARTILHA As provas começam a vir a tona sobre as eleições se 2018 No caso o Boletim de Urna (BU) de uma sessão eleitoral . Observe Haddad com 9909 votos, Bolsonaro 0000, e a sessão têm 477 votos apurados Versão 2: Boletim de uma única urna em 2018,477 eleitores votaram,mas o Haddad recebeu 9.909 votos e Bolsonaro nenhum…os embaixadores saberão muito mais,o presidente Bolsonaro irá mostrar quem quer dar o golpe no Brasil.
Versão 3: Boletim de urna eleição para presidente 2018, análise os números, votantes e quantos os candidatos receberam chama a atenção para o Haddad 9909 votos e o Bolsonaro 0000 votantes 477 como explicar a ” magica” das caixinhas de Pandora. Versão 4: 477 votos , nessa urna só tinha esses votos, como o Haddad recebeu 9999 ,votos Bolsonaro zero, isso e um boletim,de urna, faça a soma dos votos e veja o roubo, isso é apenas um dos boletins de urna. Olha os outros candidatos
Boletim de urna mostra Haddad com 9909 votos e Bolsonaro com zero em seção com 477 eleitores?
Não demorou para a história circular com todas as forças na internet e, claro, incitar aqueles que acreditam (mesmo sem haver qualquer prova) que há fraude no processo eleitoral. Só que a história (como falamos lá no início do texto) é falsa e é velha. Como o desmentido de outrora (mais exatamente de 2018) vale para hoje, relembre o que escrevemos:
Em meio a diversas denúncias falsas, já ficamos desconfiados da tal informação. Além de a mensagem ter algumas das principais características de boatos online (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis), a imagem tem algumas informações que “não batem”.
Uma delas é o fato de que Bolsonaro e Geraldo Alckmin (PSDB) aparecem com “zero” votos no boletim de urna. Se eles não tivessem sido citados, o nome deles não apareceria. Essa postagem com a imagem de um boletim de urna de Sidney mostra apenas os nomes dos candidatos citados.
Outro ponto está na própria imagem. Além da questão lógica da conta não fechar, é possível perceber que os números “9” estão completamente desalinhados com o resto dos números.
Ok. Já temos os principais indícios de que a história é falsa, mas falta a prova. O TSE apontou que o boletim em questão é de uma seção eleitoral da cidade de Nagoya (no Japão).
Na imagem original da urna em questão, que foi amplamente compartilhada na internet neste domingo de manhã (como é possível ver em um dos posts abaixo. A foto em questão é a primeira das quatro), Bolsonaro tem 372 votos (e não zero), Alckmin tem 12 votos (e não zero) e Haddad tem nove votos (e não 9909).
APURAÇÃO DE VOTOS NO JAPÃO:
Jair Bolsonaro 80,68%
Ciro Gomes 5,02%
Geraldo Alckmin 3,67%
João Amoedo 3,12%
Álvaro Dias 3,00%
Fernando Haddad 1,71%
Cabo Daciolo 0,98%
Marina Silva 0,67%
Henrique Meirelles 0,55%
Eymael 0,12%
Guilherme Boulos 0,09%#EuVotoBolsonaro pic.twitter.com/0gTM26Km6a— Recomeça Brasil (@NosSomosOEstado) 7 de outubro de 2018
É importante citar que, em 2022, conseguiram deixar o boato mais inverossímil ainda. Na realidade, a seção em questão não tinha “477 eleitores”. Eram 777 eleitores, sendo que 470 foram votar e 452 votos foram válidos (não foram nulos e nem brancos).
Resumindo: é falsa a informação que aponta que um boletim de urna apontou Fernando Haddad com 9909 votos e Bolsonaro com nenhum. A imagem que circula por aí foi adulterada, não condiz com a contagem oficial do TSE e já foi desmentida lá no final do primeiro turno das eleições de 2018.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3uwu4ra |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | https://bit.ly/3cUbEso |