Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo que mostraria apoio de Bolsonaro a Pablo Marçal foi gerado com ferramentas de IA

Vídeo que mostraria apoio de Bolsonaro a Pablo Marçal foi gerado com ferramentas de IA

Bolsonaro gravou vídeo de apoio a Pablo Marçal, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – O ex-presidente Jair Bolsonaro gravou um vídeo de apoio a Pablo Marçal e disse que vai votar nele.

Análise

Um dos conteúdos que mais chamou atenção na internet em termos de deepfakes (ou criação de vídeos com IA) é de um suposto vídeo de apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro ao candidato Pablo Marçal.

No vídeo, Bolsonaro teria, supostamente, declarado apoio ao candidato do PRTB nas eleições municipais de São Paulo. Ele teria dito que, apesar das diferenças, votaria em Pablo Marçal. Leia a mensagem e a transcrição do vídeo:

Bolsonaro confirma apoio a Pablo Marçal: Apesar das diferenças e discussões passadas, quero expressar meu apoio ao Pablo Marçal. Reconheço seu caráter e compromisso com o Brasil, qualidades que são essenciais para o futuro do nosso país. Peço a todos os meus amigos e eleitores que também apoiem o Pablo Marçal, pois ele é um líder que tem mostrado coragem e dedicação. Acreditando no trabalho de pessoas comprometidas com o Brasil, podemos construir um futuro melhor. Vamos nos unir em torno de líderes que verdadeiramente querem trabalhar pelo nosso país

Checagem

O conteúdo não demorou a circular na internet. Porém, se trata de uma fake news que foi, inclusive, banida pelo TSE. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O vídeo que mostra Bolsonaro declarando apoio a Pablo Marçal é real? 2) Bolsonaro está apoiando Pablo Marçal nas eleições de 2024? 3) Por que o vídeo ainda está circulando na internet, apesar da decisão da Justiça?

O vídeo que mostra Bolsonaro declarando apoio a Pablo Marçal é real?

Não. Em nenhum momento, Bolsonaro deu tal declaração sobre Pablo Marçal. O vídeo que está circulando na internet não passa de uma criação com a utilização de ferramentas de inteligência artificial. A prova disso está em uma decisão da 2ª Zona Eleitoral do Estado de São Paulo que determinou a exclusão do vídeo das redes sociais. Leia publicação do TSE-SP na época:

O juiz da 2ª Zona Eleitoral, Rodrigo Marzola Colombini, responsável pela propaganda na capital, confirmou liminar que determinava a remoção de um vídeo no TikTok em que o ex-presidente Jair Bolsonaro supostamente pede votos para o candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB). O magistrado considerou que foi utilizada inteligência artificial não rotulada para criar o conteúdo, o que é proibido.

“Não precisa qualquer esforço intelectual para perceber que o vídeo impugnado é objeto de inteligência artificial não rotulada, como também de flagrante manipulação digital de áudio e vídeo envolvendo a pessoa do ex-presidente Jair Bolsonaro, que no vídeo expressa apoio e pede o voto ao candidato Pablo Marçal.”

A representação foi apresentada pelo prefeito Ricardo Nunes, que disputa a reeleição pela coligação Caminho Seguro para São Paulo (PP, MDB, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Podemos, Avante, PRD, Agir, Mobiliza e União Brasil). O prefeito é apoiado oficialmente pelo ex-presidente Bolsonaro, cujo partido, o PL, integra a coligação de Nunes. O juiz eleitoral também multou em R$ 5.000 a pessoa responsável pela publicação do vídeo por “divulgação de desinformação e deepfake”. O perfil foi identificado por meio de informações fornecidas pelo TikTok, Google e Vivo – a pessoa responsável pelo perfil nega ter sido a autora da postagem. Cabe recurso da decisão.

Bolsonaro está apoiando Pablo Marçal nas eleições de 2024?

Não oficialmente. Por ter, inclusive, indicado o vice, Bolsonaro está apoiando nas eleições de 2024 a candidatura de Ricardo Nunes (MDB). Bolsonaro já participou de alguns eventos com Pablo Marçal. Porém, tem feito, inclusive, algumas críticas a ele nos últimos tempos (aqui e aqui).

Por que o vídeo ainda está circulando na internet, apesar da decisão da Justiça?

Apesar de muitas versões de postagens que contêm o vídeo terem sido excluídas da internet, ainda é possível (como vimos) encontrar o deepfake do apoio de Bolsonaro a Pablo Marçal. Isso ocorre porque, em alguns casos, pequenas modificações nos vídeos e nas descrições acabam por “driblar” o bloqueio das redes. Mesmo assim, uma ordem judicial está sendo desrespeitada (como neste exemplo).

Conclusão

É falso que Bolsonaro tenha gravado o tal vídeo de apoio a Pablo Marçal nas eleições. As imagens que estão circulando na internet são fruto de uma edição com o uso de IA.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).