Boato – Foi descoberta a fraude nas eleições. O motivo é que Boulos passou Marçal às 18h45, Dilma passou Aécio às 18h45 e Lula passou Bolsonaro às 18h45.
Análise
Até que em comparação com as eleições de 2022, o número de informações falsas sobre fraude nas eleições diminuiu (temos como exemplo esta aqui). As poucas que têm em 2024, inclusive, remetem à derrota de Bolsonaro em 2022.
Uma das histórias aponta que a “fraude” estaria em uma “coincidência”. De acordo com a mensagem, candidatos da esquerda teriam ultrapassado seus adversários exatamente às 18h45 em três eleições. Entre os casos mencionados, estão as eleições envolvendo Guilherme Boulos e Pablo Marçal, Dilma Rousseff e Aécio Neves e Lula e Bolsonaro.
“Boulos ultrapassa Marçal 18:45 Dilma ultrapassa Aecio as 18:45 Lula ultrapassa Bolsonaro as *18:45* Pois e meu amigo Eleição não se ganha se toma.. [olha a coincidência Veja só sempre a mesma hora”, diz a mensagem que está circulando junto com um suposto gráfico que indicaria os resultados.
Checagem
O conteúdo não demorou a se espalhar em algumas redes sociais, porém está errado em diversos pontos. Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que Boulos passou Marçal às 18h45, Dilma passou Aécio às 18h45 e Lula passou Bolsonaro às 18h45? 2) Uma “coincidência de horários” indicaria uma fraude nas eleições? 3) Por conta das viradas, há alguma “prova” de fraude nas eleições?
É verdade que Boulos passou Marçal às 18h45, Dilma passou Aécio às 18h45 e Lula passou Bolsonaro às 18h45?
A própria postagem entrega a farsa. Os horários que estão mostrados na postagem não são exatamente 18h45. Guilherme Boulos passou Pablo Marçal às 18h40 em 2024. A virada de Lula contra Bolsonaro ocorreu às 20h02 e 18h44 no segundo turno. Já a virada de Dilma contra Aécio ocorreu às 19h32 no segundo turno (no primeiro turno, Dilma sempre esteve na frente). Ou seja: isso já invalida a tese. Mas a coisa é pior.
Uma “coincidência de horários” indicaria uma fraude nas eleições?
A alegação de que candidatos ultrapassam adversários às 18h45 não carrega qualquer evidência de fraude. Na realidade, é mais uma narrativa fantasiosa que não leva em conta que não há nenhuma evidência de fraude em qualquer da eleições citadas.
A apuração dos votos no Brasil segue um processo eletrônico rigoroso e auditável. A cada eleição, as urnas são testadas publicamente e passam por verificações técnicas que garantem a lisura do processo. Além disso, as votações são auditadas por observadores nacionais e internacionais, tornando improvável qualquer manipulação massiva ou coordenada dos resultados. E, sim, há uma explicação para as viradas.
Por conta das viradas, há alguma “prova” de fraude nas eleições?
No caso das eleições presidenciais, há uma explicação plausível para as “viradas”: as apurações (também por conta do fuso horário) de votos em locais que a esquerda é tradicionalmente forte se deram em um horário mais tardio. Ou seja: é normal que tenha havido viradas. Em São Paulo, o mesmo pode ser dito. Só há um detalhe: como a apuração foi mais homogênea (até por conta de um universo menor de pessoas), a virada se deu mais cedo.
Conclusão
A afirmação de que eleições são manipuladas para que candidatos da esquerda ultrapassem adversários às 18h45 não tem embasamento factual e deve ser considerada um boato. O sistema eleitoral brasileiro é seguro, auditável e conta com mecanismos de controle e verificação para evitar fraudes. Sugestões de manipulação eleitoral sem provas são infundadas e podem prejudicar a confiança no processo democrático. Não bastasse isso, nenhum dos exemplos citados teve uma virada às 18h45.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).