Boato – Graças à abertura da caixa preta da Usaid, foi revelado que Fernando Henrique Cardoso (FHC) entregou o Brasil para ONGs e a família Rothschild, permitindo a exploração de minérios na Amazônia.
Análise
Desde quando Donald Trump assumiu o governo dos EUA, o que não tem faltado na internet são mensagens que tentam relacionar atitudes do novo governo com questões relacionadas ao Brasil. Na história de hoje, uma teoria maluca liga Usaid, FHC, ONGs e Rothschild.
Circula nas redes sociais uma mensagem que acusa o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) de ter entregado o Brasil para ONGs e para a família Rothschild. Segundo o texto, as informações foram retiradas de um suposto relatório da “caixa preta” da Usaid (Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional).
A mensagem alega que FHC teria criado leis para favorecer ONGs e exploradores estrangeiros na Amazônia, além de impedir o Exército e a Polícia Federal de atuarem nas reservas indígenas. Também menciona uma denúncia de um general do Exército, citando operações clandestinas da família Rothschild em território brasileiro. Confira a íntegra do texto que circula online:
Graças à abertura da caixa preta da USAID. Apresento-vos Fernando Henrique Cardoso, por dentro, como ele supostamente deve ser. Esse pilantra foi o arquiteto de todo o esquema. Acorda! Fernando Henrique Cardoso – ONGS, ROTHSCHILDS
Fernando Henrique Cardoso é supostamente o maior entreguista do Brasil, é um dos responsáveis pela instalação das inúmeras quadrilhas de criminosos que garimpam, roubam e contrabandeiam ouro, diamantes, nióbio, esmeraldas, madeiras nobres, urânio, grafeno, zinco e outros minérios da Amazônia. Foi FHC quem criou a Lei que deu origem às Reservas indígenas. Estas reservas foram demarcadas, propositalmente, sobre as áreas mais ricas da Amazônia. Óbvio!
Membro do Clube de Roma, a convite de David Rockefeller, maçom Grau 33, cabeça da quadrilha do PSDB e seus puxadinhos, e ex-presidente do Brasil, foi também autor da Lei que proibia o ingresso do Exército e da Polícia Federal nas reservas indígenas. Deste modo, quadrilhas de mercenários, mineradoras e garimpeiros ilegais, facilmente se instalaram naquelas regiões.
O objetivo do FHC era supostamente facilitar que a família Rothschild e suas exploradoras pudessem se instalar nestas reservas. Obviamente, sem se incomodarem com a presença da polícia ou do Exército. Um General do Exército Brasileiro, Durval Nery denunciou este crime cometido na gestão de FHC.
Nery disse que um comando de soldados brasileiros fazia uma ronda na fronteira das reservas. Os militares navegavam por um rio e de repente se depararam com um garimpo ilegal. O local estava cercado por soldados mercenários. Todos armados. Havia uma bandeira inglesa hasteada em um mastro e os soldados mercenários protegiam um garimpo ilegal de uma das mineradoras da família Rothschild. Nery denuncia que havia várias mineradoras da família Rothschild operando clandestinamente nas reservas indígenas.
FHC teve vários encontros na Inglaterra com Jacob e Natanael Rothschild. Na certa se reunia para supostamente receber as milionárias comissões pelo roubo e pelo contrabando. As cifras podiam chegar a 600 bilhões de dólares por ano. Foi também na gestão de FHC que várias ONGs receberam carta branca para operarem na Amazônia.
Checagem
O conteúdo se espalhou muito entre pessoas que nutrem simpatia pela extrema-direita, só que é mais uma fake news fabricada para enganar trouxa. Para checar, vamos responder a três questões principais: 1) A Usaid revelou que FHC entregou o Brasil a ONGs e Rothschilds? 2) As acusações contra FHC são reais? 3) Há alguma informação verdadeira no texto?
A Usaid revelou que FHC entregou o Brasil a ONGs e Rothschilds?
Não. Não há qualquer relatório da Usaid que faça tais acusações contra Fernando Henrique Cardoso. O que aconteceu foi que o governo dos EUA anunciou um corte no orçamento da agência de ajuda internacional, seguindo a política “America First” de Donald Trump (veja aqui). Isso não tem qualquer relação com FHC ou denúncias contra ele. Sequer há a tal “caixa preta” da Usaid (todos os gastos da agência já eram públicos).
As acusações contra FHC são reais?
Não. As alegações de que FHC criou leis para beneficiar ONGs ou mineradoras estrangeiras são teorias conspiratórias sem provas. Não existe nenhuma legislação sancionada por FHC que proibisse o Exército ou a Polícia Federal de entrarem em reservas indígenas. Além disso, não há registros oficiais de encontros do ex-presidente com membros da família Rothschild envolvendo exploração de recursos na Amazônia.
Há alguma informação verdadeira no texto?
O único elemento real no texto é que FHC, como presidente, teve participação na criação e demarcação de terras indígenas, algo previsto na Constituição. No entanto, a alegação de que essas áreas foram propositalmente demarcadas sobre jazidas minerais para facilitar exploração estrangeira é falsa. Além disso, não há qualquer comprovação de que ONGs operam de forma ilegal na Amazônia sob autorização do ex-presidente.
Conclusão
Não há qualquer relatório da Usaid que acuse Fernando Henrique Cardoso de entregar o Brasil a ONGs e à família Rothschild. As alegações fazem parte de teorias conspiratórias sem embasamento, que circulam frequentemente na internet. A única informação real do texto é que FHC participou da demarcação de terras indígenas, mas sem qualquer relação com exploração estrangeira.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)