Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que cancelamento de visto de ministros do STF tenha sido aprovado e esteja vigente

É falso que cancelamento de visto de ministros do STF tenha sido aprovado e esteja vigente

CCJ dos EUA aprovou cancelamento de visto dos 11 ministros do STF, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A CCJ dos EUA aprovou cancelamento de visto dos 11 ministros do STF e eles estão proibidos de entrar no país.

Análise

Que a pressão contra os ministros do STF, principalmente após o caso “X” (ex-Twitter) no Brasil, é grande, muita gente sabe. Só que, de acordo com uma mensagem que está circulando em sites, entre influenciadores e mensagens em redes sociais, a situação chegou ao limite.

Textos apontam que a CCJ dos EUA (seja lá o que isso for) teria aprovado o cancelamento do visto dos 11 ministros do STF. Com isso, eles estaria proibidos de entrar no país. Leia a mensagem:

*BREAKING:* CCJ dos EUA Aprova *Cancelamento de Vistos* dos *11 Ministros do STF* Brasileiro. Entrada proibida para ministros do Supremo nos EUA. A conta chegou!

Checagem

O conteúdo ganhou muita força na internet, mas (assim como em outros casos) é muito barulho por (quase) nada. Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) A CCJ dos EUA cancelou o visto dos 11 ministros do STF? 2) O que aconteceu, de fato? 3) Há alguma chance do visto dos 11 ministros do STF ser cancelado nos EUA?

A CCJ dos EUA cancelou o visto dos 11 ministros do STF?

Nem a “CCJ” aprovou nada tampouco o Congresso dos Estados Unidos cancelou o visto dos 11 ministros do STF. Primeiro, porque não existe CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) no Congresso dos EUA (o órgão é do Congresso do Brasil).

Além disso, o que houve é algo muito mais insignificante e que, com todo respeito, terá desdobramento zero na realidade da vida dos ministros do STF.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) dos Estados Unidos não tem autoridade para cancelar vistos de estrangeiros. Nos EUA, a concessão e revogação de vistos são atribuições do Departamento de Estado, por meio do Bureau of Consular Affairs. Qualquer medida relacionada a vistos é conduzida por esse órgão, e não por uma comissão do Congresso americano.

O que aconteceu, de fato?

Deputados republicanos apresentaram um projeto de lei que prevê várias medidas de sanções contra o Brasil por conta da questão do bloqueio do X. Assim como todo projeto, ele vai ser analisado pela House Judiciary Committee (que não tem a sigla de CCJ) e, se aprovado, irá para a apreciação do Congresso.

Ou seja: este é um processo lento e que, vamos convir, não deve ter andamento algum (nem na “CCJ” tampouco no Congresso). Ou seja: não teve cancelamento e, provavelmente, não terá.

Há alguma chance do visto dos 11 ministros do STF ser cancelado nos EUA?

É muito, mas muito, difícil. Não há motivos para os Estados Unidos se colocarem de tal forma perante o Brasil (e gerar um incidente diplomático) por conta da extrema-direita e de uma empresa privada. O mais provável é que o projeto em questão fique engavetado (assim como outros).

Conclusão

A informação de que a CCJ dos EUA teria aprovado o cancelamento dos vistos dos ministros do STF brasileiro é um boato sem fundamento. O que houve foi a introdução de um projeto que, muito provavelmente, não deve ter andamento.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).