Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Congresso vá entrar em greve por conta da proibição do X no Brasil

É falso que Congresso vá entrar em greve por conta da proibição do X no Brasil

Congresso Nacional vai entrar em greve geral por causa da proibição do X, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Congresso Nacional resolveu entrar em greve por conta da proibição da plataforma X, antigo Twitter, no Brasil.

Análise

A proibição do X, antigo Twitter, no Brasil está sendo um dos assuntos mais debatidos na política brasileira. Tanto que, neste sentido, uma mensagem está viralizando com força na internet. Ela aponta para o que seria uma decisão drástica do Congresso.

Mensagens que se utilizam de um vídeo da deputada federal Carla Zambelli como “prova” apontam que o Congresso Nacional iria entrar em um “greve geral” por conta da proibição da rede social no Brasil. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: A MAIOR PIADA QUE TENHO VISTO NA ÚLTIMA SEMANA. O CONGRESSO VAI FAZER GREVE GERAL, ISSO É TUDO QUE O LULA PRECISA PRA FECHAR O CONGRESSO E CASSAR TODOS OS MANDATOS DOS POLÍTICOS DE DIREITA. I D I O T A S. Versão 2: Congresso Federal em greve! Sério? O povo não usa o X! Corta o Tik Tok, o Instagram e o Facebook… vão pra rua em massa!!! Versão 3: 31/08/24. URGENTE! GREVE GERAL CONFIRMADA! CONGRESSO NACIONAL VAI PARAR – Nikolas Ferreira / Carla Zambelli!

Checagem

De um lado, a história recebeu elogios. Por outro, os congressistas receberam muitas críticas. Para esclarecer a história, vamos responder às seguintes questões. São elas: 1) É verdade que o Congresso entrou em greve por causa da proibição do X no Brasil? 2) Houve algum tipo de manifestação ou greve no Congresso? 3) Carla Zambelli, de fato, anunciou isto?

É verdade que o Congresso entrou em greve por causa da proibição do X no Brasil?

Não. Há alguns pontos que corroboram para isso. O primeiro deles é lógico. Apesar de alguns políticos (principalmente ligados ao bolsonarismo) terem se manifestado contrariamente à proibição do X no Brasil, isso não é um consenso. Muitos (principalmente ligados ao governo) apoiaram o bloqueio.

O segundo é de desdobramento. A manifestação da Carla Zambelli (que serviu como base para a história circular) é do dia 31 de agosto de 2024. De lá para cá, não só o Congresso continuou funcionando como também está votando matérias importantes como o Orçamento Federal para 2025. 

Houve algum tipo de manifestação ou greve no Congresso?

Por parte de um grupo de congressistas, sim. Esta matéria aponta que alguns oposicionistas estão tentando obstruir a pauta de algumas votações na Câmara e no Senado. Porém, não têm obtido muito sucesso. Isso porque parte da pauta já está desmobilizada por conta das eleições municipais.

Carla Zambelli, de fato, anunciou isto?

Ela não falou exatamente em “greve geral” do Congresso. Ela apenas anunciou que ocorreria algum tipo de manifestação “em protesto” à decisão do bloqueio do X. Porém, isso passa longe de uma “greve geral do Congresso”.

Conclusão

Fake news ❌

Até há algumas manifestações de deputados e senadores bolsonaristas visando protestar contra o bloqueio do X. Porém, isso passa longe do que, como estão falando, uma greve geral no Congresso Nacional.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).