Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > E-mail automático gerado por cadastro não prova que convite de Bolsonaro para posse de Trump é falso

E-mail automático gerado por cadastro não prova que convite de Bolsonaro para posse de Trump é falso

Convite recebido por Bolsonaro para posse de Trump é fake e foi gerado por cadastro automático, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – O convite apresentado por Bolsonaro para ir à posse de Trump é falso e foi gerado por cadastro automático no site t47inaugural.com.

Análise

Há cerca de uma semana da posse do presidente eleito Donald Trump nos EUA, o ex-presidente Jair Bolsonaro tem tentado formas de garantir a sua presença no evento. Ele já solicitou ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, a liberação de seu passaporte e passou por questionamentos. 

Em meio a isso, publicações questionando a legitimidade do convite que ele teria recebido começaram a circular na internet. Entre os argumentos, destacam-se afirmações de que o convite seria fake, apontando para um possível cadastro automático em um site utilizado para registro de interessados na cerimônia de posse.

As alegações ganharam força nas redes sociais, com publicações de usuários e influencers afirmando que qualquer pessoa poderia obter um convite semelhante acessando o site https://t47inaugural.com/tickets/. Veja a seguir alguns exemplos do que tem circulado:

Versão 1: O convite que Bolsonaro recebeu do Trump para ir assistir a posse. Qualquer pessoa pode fazer o cadastro no site abaixo e receber um e-mail padronizado. https://t47inaugural.com/tickets/?s=09 NÃO CANSAM DE PASSAR VERGONHA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Versão 2: Gente, quem quiser receber o mesmo “convite” que o Bolsonaro “recebeu” para ir na posse do Trump, basta fazer o cadastro no link abaixo.

Checagem

O caso gerou grande repercussão, principalmente entre quem não nutre simpatia por Bolsonaro. Por isso, vamos analisar o caso respondendo às questões a seguir:  1) O convite apresentado por Bolsonaro para ir à posse de Trump foi gerado por meio de um cadastro automático no site t47inaugural.com? 2) O convite apresentado por Bolsonaro para ir à posse de Trump é fake? 3) Há erros em se questionar o documento em questão?

O convite apresentado por Bolsonaro para ir à posse de Trump foi gerado por meio de um cadastro automático no site t47inaugural.com?

Não é possível afirmar, como os conteúdos fazem, que o convite apresentado por Bolsonaro tenha sido gerado automaticamente com o cadastro no site em questão. O teor do convite recebido por Bolsonaro é significativamente diferente do texto gerado pelo cadastro automático. Enquanto o e-mail de Bolsonaro vinha do remetente “[email protected]” e continha um convite personalizado, os e-mails automáticos enviados pelo site têm remetente “[email protected]” e seguem um formato genérico. Veja as diferenças do teor dos emails:

Convite Bolsonaro: Dear Mr. Bolsonaro, We hope this email finds you well. On behalf of President-elect Trump, we would like to invite President Bolsonaro and a guest to the swearing-in ceremony of President-elect Trump and Vice-President-elect Vance on Monday, January 20th in Washington, DC. In addition, we want to extend an invitation to President Bolsonaro and a guest to attend the Starlight Inaugural Ball in the evening of January 20th. At your convenience, will you please let us know if President Bolsonaro will be able to join? If so, we will follow-up with additional information. Thank you, Trump Vance Inaugural Committee [email protected]

Esperamos que este e-mail o encontre bem. Em nome do presidente eleito Trump, gostaríamos de convidar o presidente Bolsonaro e um convidado para a cerimônia de posse do presidente eleito Trump e do vice-presidente eleito Vance na segunda-feira, 20 de janeiro, em Washington, DC. Além disso, queremos estender um convite ao presidente Bolsonaro e um convidado para participar do Baile Inaugural Starlight na noite de 20 de janeiro. Quando for conveniente, poderia nos informar se o presidente Bolsonaro poderá comparecer? Caso positivo, enviaremos informações adicionais em seguida.

Convite automático: Thank you for submitting a request for tickets to the 60th Presidential Inauguration of the 45th and 47th President of the United States of America Donald John Trump and the 50th Vice President of the United States of America JD Vance. This message confirms that we have received your request. The Presidential Inaugural Committee is reviewing your submission. You will receive a follow-up email in the coming weeks with additional details. Tickets to the 60th Presidential Inauguration are not guaranteed.

Obrigado por enviar uma solicitação de ingressos para a 60ª Posse Presidencial do 45º e 47º Presidente dos Estados Unidos da América, Donald John Trump, e do 50º Vice-Presidente dos Estados Unidos da América, JD Vance. Esta mensagem confirma que recebemos sua solicitação. O Comitê Inaugural Presidencial está revisando sua submissão. Você receberá um e-mail de acompanhamento nas próximas semanas com detalhes adicionais. Os ingressos para a 60ª Posse Presidencial não são garantidos.

O convite apresentado por Bolsonaro para ir à posse de Trump é fake?

Não há comprovação de que o convite seja falso e é leviano afirmar isso, pelo menos até o momento. O Ministro Alexandre de Moraes pediu esclarecimentos, mas até o momento não declarou oficialmente que o e-mail recebido seja fraudulento. A relação próxima entre Bolsonaro e a família Trump torna a possibilidade de um convite legítimo plausível. Vale lembrar que Bolsonaro já passou alguns dias com Donald Trump em seu resort.

Há erros em se questionar o documento em questão?

Apesar das polêmicas nas redes sociais, é função da Justiça questionar a autenticidade de documentos quando há dúvidas legítimas. Bolsonaro e sua defesa possuem o dever de fornecer provas adicionais que confirmem a autenticidade do convite. Isso é um procedimento padrão, e qualquer julgamento precipitado sem tais provas é inadequado.

Conclusão

As alegações de que o convite de Bolsonaro para a posse de Trump é fake ou tenha sido gerado automaticamente não fazem sentido. Até o momento, as informações disponíveis indicam diferenças claras entre o convite recebido e o gerado automaticamente, além de não haver provas conclusivas de falsificação. Falar que o documento é fake apresentando provas frágeis é que é a fake news.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)