Boato – O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, vai começar a cobrar da Suipa uma taxa de utilização de local público para realizar evento de adoção de animais.
A internet é um espaço para muitas OnGs (Organizações não-Governamentais) divulgarem suas causas e angariar fundos. Um dos segmentos que melhor faz uso da web é justamente o de defesa de direitos dos animais. No Brasil, a Suipa (Sociedade União Protetora dos Animais) é uma das mais fortes no gênero.
A prova disso é um texto que começou a viralizar na internet. A mensagem (publicada no WhatsApp e compartilhada até por um deputado estadual fluminense) dá conta de que o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), estaria começando a cobrar uma taxa da Suipa para a realização de eventos de adoção de animais. Leia o texto que circula online (reprodução do Facebook):
Crivella vai cobrar taxa para Suipa realizar evento de adoção de animais?
A história se espalhou muito na internet. Apesar de a Suipa estar localizada no estado do Rio de Janeiro, a mensagem foi vista em perfis de pessoas de todo o Brasil. Mas será mesmo que Marcelo Crivella vai começar a cobrar taxas para realização de feira de adoção de animais? A resposta é não. Vamos aos fatos.
O primeiro ponto que nos incomodou no texto é que encontramos duas versões dele na internet. Uma falava que a cobrança seria no evento Focinho Carente. Outra versão falava que a cobrança seria no evento Sábado do Bem. Um detalhe: o Sábado do Bem acontece em um local privado (uma pet shop).
Outro ponto que nos incomodou foi o fato da denúncia não ter surgido da própria Suipa. Com a rede de mobilização que eles têm, seria a melhor estratégia levar a cobrança a público. Porém, ao olhar as páginas da OnG, nada sobre denúncias é encontrado. Ao contrário. Quando um internauta indagou se a história era real, a Suipa respondeu que não procedia. Leia:
Segue o link do site da prefeitura com o conteúdo. Até o momento a SUIPA não teve que pagar nenhuma taxa para o evento Adote o focinho carente.
O link indicado é o do site da Prefeitura do Rio de Janeiro. Nele há uma ressalva de que não serão cobradas taxas de quem utilizar o espaço público para eventos de adoção de animais abandonados. Leia:
A Subsecretária de Bem Estar Animal Suzane Rizzo, em despacho com o Secretário da Casa Civil Ailton Cardoso, acerca da cobrança de taxa de ações de adoção, deixou definido que, os organizadores deverão citar tratar-se de um evento beneficente, pleiteando pela isenção. O pedido será feito pelo carioca digital.Sempre que assim procederem receberão o autorizo.
Resumindo: a Suipa e a Prefeitura do Rio de Janeiro desmentiram a informação que aponta que serão cobradas taxas da OnG para eventos de adoção de animais. Sendo assim, podemos falar que o caso está resolvido. É boato.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99432548.