Boato – A delegação do Brasil na ONU virou as costas durante discurso da embaixadora dos EUA em Assembleia.
Análise
Na última semana, os EUA se utilizaram do poder de veto que possuem no Conselho de Segurança da ONU para vetar um documento que foi produzido, principalmente, pela delegação brasileira.
A decisão (que não é uma grande surpresa) gerou algumas reclamações e alguns elogios. Em meio a isso, um vídeo começou a circular na internet. Ele mostra pessoas virando de costas em protesto contra a fala de Michele Taylor. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:
Versão 1: Integrantes do Comitê de Direitos Humanos das Organizações das Nações Unidas (ONU) viraram as costas durante um discurso da embaixadora Michele Taylor, dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (18). O ato ocorreu em protesto ao veto do país a uma proposta de cessar-fogo Versão 2: O ato vergonhoso e desrespeitoso do Brasil na ONU: Comitê brasileiro vira as costas à Embaixadora dos EUA na ONU
Checagem
Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Houve, de fato, um protesto no qual pessoas viraram as costas para o depoimento da embaixadora dos EUA na ONU? 2) O Brasil participou do protesto contra a embaixadora dos EUA na ONU? 3) Quem eram as pessoas que participaram do protesto?
Houve, de fato, um protesto no qual pessoas viraram as costas para o depoimento da embaixadora dos EUA na ONU?
Sim. Conforme o vídeo mostra, quando Michele Taylor falou na assembleia da ONU, que ocorreu em Genebra, algumas pessoas viraram de costas em protesto. Porém, o ato nada tem a ver com o Brasil.
O Brasil participou do protesto contra a embaixadora dos EUA na ONU?
Não. Conforme aponta esta matéria do colunista do UOL Jamil Chade (que também cita que a ex-ministra Damares Alves compartilhou uma informação errada), ninguém da delegação brasileira participou da manifestação. Além disso, notícias da mídia apontam para quem foram os protagonistas do protesto.
Quem eram as pessoas que participaram do protesto?
Na realidade, o protesto foi promovido por ativistas de direitos humanos dos Estados Unidos. Esta matéria da AP aponta que os manifestantes vieram também vieram de territórios como Guam, Havaí e Porto Rico. Mais uma vez, não havia qualquer citação ao Brasil.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que a delegação brasileira na ONU virou as costas para o discurso da embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas. O protesto houve, mas não tem qualquer relação com o Brasil.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)