Boato – A Diretoria da APEOESP, o Sindicato dos Professores de São Paulo, fez críticas ao governo Lula e reajuste da classe em vídeo.
Análise
Um vídeo com críticas pesadas à política de Lula voltada para a educação está circulando com todas as forças na internet. No vídeo, um homem fala sobre o reajuste de Lula para os professores.
Ele aponta que os professores que votaram e fizeram campanha para o presidente estariam com um aumento ridículo e muito menor do que no período do ex-presidente Jair Bolsonaro. Leia a mensagem que está circulando na internet e assista ao vídeo:
Esse ” ID….. ” NÃO TEVE VERGONHA DE APOIAR UM EX PRESIDIÁRIO! Deveria lembrar que o Presidente Jair Bolsonaro deu 35% de aumento para os professores mas, o ” ID…” em questão: apoiou o Lula.. TOMA VERGONHA NA CARA! Com a palavra a Diretoria do *Sindicato dos “Professores da APEOESP- sindicato dos prof de ensino oficial do estado São Paulo…
Checagem
A história tem viralizado há tempos na internet. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) É verdade que o vídeo que está circulando na internet é de uma reunião da diretoria da APEOESP? 2) Se não é da APEOESP, qual é a origem do vídeo e qual é a pessoa que fez as críticas? 3) As críticas contra Lula em relação à educação são válidas?
É verdade que o vídeo que está circulando na internet é de uma reunião da diretoria da APEOESP?
Não é. Não consta em nenhuma fonte confiável qualquer informação que aponte para uma série de críticas por parte do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (APEOESP) em relação ao reajuste de salário por parte de Lula. Além disso, o próprio vídeo entrega a fake news.
Se não é da APEOESP, qual é a origem do vídeo e qual é a pessoa que fez as críticas?
Como mostram as legendas no vídeo (mesmo na versão pixelada), ele foi gravado durante uma sessão na Câmara de Vereadores da cidade de Dois Vizinhos no Paraná. O vereador em questão é o Dr. Fabinho Gaspar. O vídeo foi gravado em janeiro deste ano.
As críticas contra Lula em relação à educação são válidas?
Como aponta esta checagem da Agência Lupa de março de 2024, as críticas não são válidas. Isso ocorre porque o reajuste do valor do Fundeb segue um cálculo baseado na arrecadação dividida pelo número de alunos.
Ou seja, apesar de o reajuste no ano de 2022 (período Bolsonaro) ter sido maior do que 2024 (período Lula), não é o presidente quem define isso.
Conclusão
Ao contrário do que apontam as mensagens que estão circulando na internet, as críticas feitas a Lula não foram feitas pela APEOESP. Trata-se de uma fala de um vereador do Paraná que não nutre muita simpatia pelo presidente.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).