Boato – Elon Musk deu 72 horas para Alexandre de Moraes renunciar ao STF e se entregar à polícia. Se isso não ocorrer, ele vai parar o Brasil.
Análise
O que não tem faltado é fake news relacionada à questão do Elon Musk, X, Starlink e Alexandre de Moraes. Agora, um vídeo aponta para uma suposta medida drástica do bilionário.
Um vídeo circulando nas redes sociais afirma que Elon Musk teria dado um ultimato de 72 horas para Alexandre de Moraes, ministro do STF, renunciar ao cargo e se entregar à polícia. O vídeo sugere que, caso isso não ocorra, Musk pararia o Brasil, incluindo aviões, satélites e outros serviços, utilizando sua tecnologia. Leia a mensagem e a transcrição do vídeo:
Versão 1: “Elon Musk dá 72 horas para Xande Pirez. Parece que a quadrilha ficará impedida de fazer a transferência bancária de bilhões para o exterior. Preparemos a pipoca!” kkkk
Transcrição: Elon Musk deu 72 horas. 72 horas, Elon Musk deu ao STF no Brasil. É isso mesmo. E ele já falou que se as coisas não mudarem, nenhum avião voa no Brasil. E ele já até perguntou pra Lula, você quer voltar a andar de ônibus? É isso mesmo. Elon Musk, em uma atitude heroica, assim como ele é mesmo, disse que se Alexandre de Moraes, não renunciar, não tomar juízo e se entregar para a polícia entrando para a cadeia, ele vai parar o mundo com seus satélites internacionais da Marvel. É isso mesmo. Xandão não sabe com quem está brincando, com o dono do mundo, que pode parar tudo. As antenas, os satélites, os aviões, os carrinhos de coleta de lixo reciclável. É isso. E o Brasil está no buraco. Meu Deus, vai Xandão, vai Dolinha. É isso, ótimo dia, fiquem com Deus.
Checagem
O conteúdo passou a ser muito compartilhado em redes sociais. Porém, não tem nada de real. Para checar, vamos responder o seguinte: 1) Elon Musk deu 72h para Alexandre de Moraes renunciar e se entregar à polícia? 2) De onde surgiu esta história de 72h para Alexandre de Moraes? 3) Elon Musk pode fazer as antenas, aviões e tudo parar no Brasil?
Elon Musk deu 72h para Alexandre de Moraes renunciar e se entregar à polícia?
Não, essa alegação é completamente infundada. Não existe nenhuma declaração pública ou notícia verificada que suporte a ideia de que Elon Musk tenha dado tal ultimato (também não tem qualquer lógica nisso). A história é uma invenção, sem qualquer correspondência com a realidade. Ao buscar pela fonte do caso, a história se explica.
De onde surgiu esta história de 72h para Alexandre de Moraes?
Ao fazer uma busca pela fonte do conteúdo, descobrimos que, na verdade, se trata de um conteúdo satírico de um influencer no TikTok que não nutre simpatia pelo Bolsonaro (ele tem uma camiseta “fora Bolsonaro” no perfil e diversos vídeos com absurdos como este).
É possível ver ironia na expressão “72 horas”. Ela foi frequentemente utilizada em contextos de teorias da conspiração e desinformação política, especialmente no Brasil. Durante as eleições de 2022, boatos semelhantes circularam, alegando que fraudes seriam reveladas em 72 horas, o que nunca aconteceu. A utilização da expressão também faz alusão a teorias de 2021, onde falsos rumores afirmavam que caminhoneiros paralisariam o Brasil em protesto ao STF .
Elon Musk pode fazer as antenas, aviões e tudo parar no Brasil?
Não. Embora Elon Musk tenha acesso a tecnologias avançadas, é improvável que ele possa ou tenha intenção de paralisar serviços essenciais em um país como o Brasil. As alegações são fantasiosas e exageradas.
Há apenas uma ressalva na história. Elon Musk, de fato, fez uma ameaça velada a Lula. Depois que um avião de Nicolás Maduro foi apreendido nos EUA, ele chegou a falar que Lula poderia “se acostumar” a andar em voo comercial. Tudo não passou de mais uma bravata.
Conclusão
Fake news ❌
As alegações de que Elon Musk deu um ultimato de 72 horas para Alexandre de Moraes renunciar e ameaçou parar o Brasil são absolutamente falsas. O conteúdo é uma mistura de desinformação e sátira, sem qualquer fundamento na realidade. No final, não passa de mais uma fake news sobre o bilionário que está circulando na internet.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).