Boato – Elon Musk revelou que Alexandre de Moraes disse que tem o plano de corroer a democracia.
Análise
Muitas vezes uma notícia tem que ser desmentida novamente por causa de um elemento que a faz viralizar no novamente. É o caso da história de hoje, que aponta para uma suposta ação de Elon Musk.
Um vídeo do ministro do STF Alexandre de Moraes falando em corroer a democracia está circulando junto com mensagens que se tratava de um vídeo “liberado por Elon Musk”. Leia a mensagem que circula online e também a transcrição do arquivo:
Mensagem: “Olha o Elon Musk liberando os vídeos! Segura essa p… de ovo aí seu ditador barato!” Transcrição Alexandre de Moraes:Vamos cativar o eleitorado e agora vamos corroer a democracia por dentro.” Como corroer a democracia por dentro? Sem um discurso tradicional de golpe, de acabar com a democracia, não. Vamos dizer que a democracia está falida, está desvirtuada, não representa mais os anseios populares e nós, salvadores da pátria, vamos precisar substitui-la.
Checagem
Em relação ao vídeo, trata-se de um assunto que já foi desmentido no Boatos.org (mais exatamente neste arquivo). Agora, teremos que ampliar o assunto e falar sobre a questão Elon Musk. Para tanto, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo às seguintes perguntas: 1) É verdade que Elon Musk “liberou” o vídeo de Alexandre de Moraes falando em corroer à democracia? 2) Se não foi Elon Musk, de onde surgiu o vídeo? 3) Em que contexto Alexandre de Moraes citou “corroer a democracia”?
É verdade que Elon Musk “liberou” o vídeo de Alexandre de Moraes falando em corroer à democracia?
Não. Só por se tratar de uma mensagem que já foi desmentida pelo Boatos.org, já é eliminada a história que aponta para a “liberação do vídeo”. Na realidade, se trata de uma fake news que circulava não só no X como também em outras redes sociais.
Se não foi Elon Musk, de onde surgiu o vídeo?
Conforme apontamos aqui, o vídeo em questão foi gravado em fevereiro de 2024, na semana de recepção de calouros e calouras da USP. Na ocasião, Alexandre de Moraes, que é professor associado na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, falou ao público sobre a democracia e o meio digital. Foi a partir daí que houve a distorção.
Em que contexto Alexandre de Moraes citou “corroer a democracia”?
Em nenhum momento, Alexandre revelou que tinha um “plano” de corroer a democracia. Como o que explicamos antes vale para agora, relembre o que foi escrito:
O vídeo que está circulando foi cortado para que houvesse a impressão de que estava falando em primeira pessoa. Porém, a fala foi referindo a estes grupos. Leia a transcrição e assista ao vídeo:
[…] e depois as famosas fake news. é uma verdadeira lavagem cerebral que é realizada. Isso com método de ataque à democracia. Isso teve método. A partir de estudos, estudos feitos e aprimorados na extrema direita norte-americana, Isso teve método para se atacar os três pilares das democracias ocidentais.
Ó… a partir de cativar “vamos cativar o eleitorado e agora vamos corroer a democracia por dentro. Como corroer a democracia por dentro, sem um discurso tradicional, de golpe, de acabar com a democracia? Não, vamos dizer que a democracia está falida, está desvirtuada, não representa mais os anseios populares e nós, salvadores da pátria, vamos precisar substituir”.
Não por outros motivos, a palavra liberdade é a mais utilizada pelos extremistas. Defesa da Liberdade, a liberdade deles, mas é a palavra mais utilizada nas redes sociais. […]
Fizemos também o desmentido em vídeo do conteúdo. Você pode assistir abaixo:
Conclusão
Fake news ❌
É falso que Elon Musk tenha liberado um vídeo de Alexandre de Moraes falando sobre corroer a democracia. Além disso, a mensagem não passa de um conteúdo distorcido de uma fala do ministro do STF em uma palestra que já havia sido desmentido no Boatos.org.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).