Boato – Temer extingue a Secadi. Ministério da Educação se reúne com bancada evangélica para avaliar o ensino da cultura afro-brasileira.
Desde que assumiu o posto mais alto da República, o nome de Michel Temer não sai da boca do povo. Seja por quem o ame ou simplesmente odeie. O fato é que Temer tem sido o assunto do momento.
A mais nova informação que circula na internet aponta que a extinção da Secadi, do Mec, foi articulada por Temer. E mais: de acordo com a mensagem, o Mec se reunirá com a bancada evangélica para avaliar o ensino da cultura afro-brasileira. Leia na íntegra:
Extinção da SECADI: Informações do pessoal do Mec Pessoal, esse presidente pedante, vaidoso e golpista extinguiu essa semana a Secadi, que é a secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Para quem não conhece, essa é a secretaria do Ministério da Educação responsável pela Educação do Campo, Educação Quilombola e Educação de Jovens e Adulto, entre outras políticas públicas. Além disso, essa semana será feita uma reunião no MEC com a bancada evangélica para tirar das escolas o ensino de cultura afro-brasileira, pois a bancada acha que a cultura negra vai contra o Cristianismo. Aonde vamos parar com esse desgoverno? Estamos voltando a idade da pedra lascada. Vamos permitir? Peço que divulguem e compartilhem e não deixemos que nossas escolas, educadores e alunos sofram com tamanha ilegalidade e arbitrariedade.
Extinção da Secadi é promovida por Temer?
A notícia, que deixou muita gente estarrecida, na verdade é falsa. O Boatos.org resolveu checar as informações. Veja o que encontramos:
A titulo de curiosidade, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) é responsável pela implementação de políticas educacionais nas áreas de alfabetização e educação de jovens e adultos, educação ambiente, educação em direitos humanos, educação especial, do campo, escolar indígena, quilombola e educação para as relações étnico-raciais.
Sobre esta história especificamente achamos algo muito estranho. Ao que tudo indica esse boato já é velho. Ainda do período Dilma, em 2015. Na época, o Mec negou as especulações sobre o fim da secretaria. Veja nesta matéria do Estadão.
É claro que com a reviravolta no cenário político, o boato voltou com força em junho de 2016 com a exoneração da equipe antiga. Seja como for, podem ficar tranquilos, porque o que aconteceu foi uma troca de secretários. Inclusive, a nova titular da Secretaria, Ivana de Siqueira, tomou posse no dia 8 de junho.
Resumindo: a Secadi não foi extinta, nem, muito menos com a participação de Michel Temer. Ou seja, essa história, assim como muitas outras que diariamente são compartilhadas na internet é falsa.