Confira a retrospectiva de 2024 das fake news
Boato – Filha de Renan Calheiros usou avião da FAB para ir na festinha com amigos. Vídeo faz o flagra.
A farra com o dinheiro público anda solta. Agora, até nas férias o avião da FAB está sendo usado para os filhos dos políticos curtirem uma festa. Pelo menos é isso que um vídeo que tem circulado na internet aponta. De acordo com o vídeo, a filha de Renan Calheiros usou o avião da FAB em uma festinha com amigos. Olha só:
Filha de Renan Calheiros usando jato da FAB pra viajar com amigos. O avião da Força Aérea Brasileira se torna uma balada. Adivinha quem paga tudo isso?
Poxa. Esse vídeo é fogo hein. Mas como o nosso papel é desmentir as histórias, por mais absurdas que sejam, vamos aos fatos. Essa a gente vai até listar:
1) Para começar, Renan Calheiros tem só uma filha. Só tem um detalhe: ela tem 11 anos e é fruto de um relacionamento extraconjugal com a jornalista Mônica Velloso. As meninas do vídeo não parecem ter 11 anos e nem a filha do presidente do Senado tem idade para baladas.
2) O avião do vídeo não é da FAB. Além das inscrições mostrarem que o jato é particular, a parte interna deixa clara. Se você ainda duvida, saiba que a Força Aérea Brasileira desmentiu a história para o Congresso em Foco.
3) O mesmo vídeo foi usado no meio de dezembro. Na ocasião, a balada era da “filha” de Delcídio Amaral. A mensagem, também falsa, foi deletada.
Sendo assim, podemos dizer que a história é falsa. A filha de Renan Calheiros não usou o avião para balada alguma. O vídeo não passa de um boato.
Antes de terminar, duas ressalvas. A primeira é que não conseguimos identificar quem é o dono do avião. Se você souber, nos avise. A segunda é que Renan já foi acusado de usar o jato da FAB de forma particular. Foi para fazer uma viagem para realizar um implante capilar. O MP pediu a cassação dele. Mas a história não deu em nada.
PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Fernando Ramos. Se você quer sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.