Boato – Se pai for preso, Luiz Cláudio da Silva, o filho de Lula disse que vai mandar botar fogo no Brasil. Luta patriótica deve acontecer, aponta Jair Bolsonaro.
É inegável que o cerco sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está se fechando. Desde o final de janeiro ele está sendo “oficialmente” investigado pelo Ministério Público por causa do um triplex na praia do Guarujá (SP). No meio desta história (que a Justiça deve dar conta de esclarecer e não a gente), outras histórias têm surgido na internet.
Uma delas dá conta de uma ameaça que o filho de Lula fez. Luiz Cláudio da Silva teria dito que se o pai fosse preso, tacaria fogo no Brasil. Leia duas versões da história que circula online:
O filho de Lula, Luiz Cláudio, usou as redes sociais neste Sábado, dia 30/01/2016 para ameaçar o povo brasileiro se a prisão de seu pai for decretada.
” #FilhoDeLula usou as redes sociais neste sábado, dia 30/01/2016 para ameaçar o povo brasileiro se a prisão de seu pai for decretada. A prisão de Lula é uma questão de tempo, pois o TRIPLEX é só a ponta de um imenso ICEBERG de corrupção e lavagem de dinheiro em que Lula e sua família estão envolvidos. O que é vergonhoso é ver eles usarem tática de guerrilha e terrorismo para intimidar o povo brasileiro para continuarem impunes. Pois se o Brasil pegar fogo, o EXÉRCITO BRASILEIRO está aí para apagar. “
Outra versão, divulgada no site “Pensa Brasil”:
Bolsonaro alerta “Filho de LULA ameaça que se seu pai for preso vai tacar fogo no Brasil”. LUIS CLÁUDIO DA SILVA (filho do Lula): “TENTATIVA DE PRENDER LULA TOCARÁ FOGO NO PAÍS”. Entendo isso não ser apenas uma AMEAÇA, mas sim como uma POSSIBILIDADE. Hoje a esquerda está muito melhor preparada que no período entre 1964 e 1985, onde sequestravam, matavam, roubavam, impunham atos terroristas, … não por DEMOCRACIA, mas pela DITADURA DO PROLETARIADO. Dezenas de milhares de estrangeiros ocupam o nosso solo. Dilma toma decisões de Estado, dentro do PALÁCIO DO PLANALTO, ouvindo AGENTES CUBANOS e VENEZUELANOS… “PREPAREM-SE PARA A LUTA PATRIÓTICA”.
Como vocês viram na terceira versão do texto, o autor usa uma postagem do deputado Jair Bolsonaro sobre a ameaça do filho do Lula. Mas será mesmo verdade que o filho de Lula ameaçou incendiar o Brasil. Vamos aos fatos.
Primeiramente, vamos desmentir o mais elementar. O Filho de Lula não falou que ia botar fogo no país. A montagem utilizada na primeira história é a mesma que foi usada no caso da “briga” que ele teria tido no Cirque du Soleil (relembre este boato aqui).
O que aconteceu foi o seguinte: um “blogueiro progressista” (aqueles que apoiam Lula) publicou um texto (no Blog da Cidadania) dizendo que a prisão do ex-presidente “tacaria fogo no país”. Luiz Cláudio compartilhou a postagem (que havia sido replicada no site Brasil 247) e o print foi usado por Bolsonaro.
Agora vamos à segunda parte. O que acontece se Lula for preso? Em termos práticos, na sua vida, nada. Vamos ser sinceros. Ele não está no poder, a prisão dele não mudaria em nada o governo (talvez enfraquecesse Dilma, talvez não). O que aconteceria seria um abalo da figura do ex-presidente. E claro, muitas reclamações dos simpatizantes.
Vale lembrar que estamos falando “se” ele for preso. Afinal, as investigações estão no começo e nada que possa botar ele na cadeia de fato foi provado (ou divulgado). Vale aguardar.
Sendo assim, tudo que Bolsonaro falou sobre “DITADURA DO PROLETARIADO, LUTA PATRIÓTICA ETC” é só mais uma das desinformações que ele posta (lembram da história da cartilha do sexo do Mec?”.
Resumindo: filho de Lula não mandou botar fogo no país, caso Lula seja preso não acontecerá luta patriótica e nem sabe-se de Lula vai ser condenado por alguma coisa já que as investigações estão só no começo.
PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Michel Soares. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.