Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Giorgia Meloni tenha se negado a cumprimentar Lula em reunião na Itália

É falso que Giorgia Meloni tenha se negado a cumprimentar Lula em reunião na Itália

Giorgia Meloni se negou a cumprimentar Lula em reunião do G7 na Itália, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – A primeira-ministra da Itália Giorgia Meloni se negou a cumprimentar Lula durante reunião do G7 no país.

Análise

Após a ida do presidente Lula ao encontro do G7 na Itália, começou a circular na internet um vídeo que teria mostrado uma situação constrangedora com a primeira-ministra do país Giorgia Meloni.

O vídeo mostraria um suposto momento em que ela teria se negado a cumprimentar Lula. Em outro caso, é dito que ela cumprimentou todos os presidentes, mas não quis o fazer com Lula. Leia algumas das mensagens que circulam online e assistam aos vídeos:

Versão 1: Comparem a situação dos encontros no G7, da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni com outros presidentes: -Primeiro-Ministro da Índia, que está transformando o país em uma super potência. -Encontro super feliz com o Milei que está tirando a Argentina do buraco. -Somente cumprimento “desgostoso” com o Macron. -Encontro com o Lula. Qualquer analista de expressão corporal já te explica os braços cruzados.

Versão 2: CONSTRANGEDOR: Lula tenta aproximação com premiê italiana e ela recusa abraço; Meloni mostrou desconforto durante toda reunião com o mandatário brasileiro. “TIRA ESSA MÃO DAI!” Giorgia Meloni despreza Lula no G7 e vira MEME MUNDIAL

Checagem

O vídeo que, aparentemente mostraria a negativa de um cumprimento, foi utilizado politicamente de forma exaustiva. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. 1) Qual é o contexto do vídeo que está circulando na internet? 2) É verdade que Giorgia Meloni se negou a cumprimentar Lula durante reunião do G7? 3) A relação entre Giorgia Meloni e Lula é ruim?

Qual é o contexto do vídeo que está circulando na internet?

O vídeo em questão foi gravado durante a recepção de Giorgia Meloni a líderes de estado que participaram da reunião do G7. O Brasil, representado por Lula, não faz parte do bloco, mas foi convidado pela premiê italiana. 

É verdade que Giorgia Meloni se negou a cumprimentar Lula durante reunião do G7?

Não é verdade. O vídeo que está circulando na internet foi cortado. No vídeo completo, que é possível ver abaixo, o momento do “afastamento” ocorreu quando Lula já havia dado um abraço na primeira-ministra da Itália. Assista:

A relação entre Giorgia Meloni e Lula é ruim?

Apesar de serem de correntes políticas opostas (Giorgia Meloni é da extrema-direita, mas tem agido de forma moderada em relação ao grupo político), os representantes do Brasil e da Itália mantêm uma relação cordial. Tanto que Lula foi convidado por Meloni para participar do evento. Não faria sentido “negar o abraço”.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Giorgia Meloni tenha se negado a abraçar o presidente Lula durante uma reunião do G7 na Itália. O vídeo que está viralizando foi cortado e não mostra a realidade do momento em questão.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).