Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Fernando Haddad tenha “reclamado” que brasileiro fica 7 meses sem trabalhar para pagar impostos

É falso que Fernando Haddad tenha “reclamado” que brasileiro fica 7 meses sem trabalhar para pagar impostos

Haddad reclama que brasileiro fica 7 meses trabalhando sem pagar impostos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ministro da Fazenda Fernando Haddad reclamou que o brasileiro fica 7 meses do ano sem pagar impostos ao descobrir que trabalhamos cinco meses para pagar encargos.

Análise

A carga tributária do Brasil é sempre alvo de protestos por quem acredita que pagamos muitos impostos e recebemos pouco retorno. São estas pessoas que estão compartilhando uma mensagem atribuída ao ministro da Fazenda Fernando Haddad.

Em uma série de quatro imagens, a primeira é de uma matéria da Gazeta do Povo que aponta que o brasileiro trabalha cinco meses por ano para pagar impostos. Depois, há três fotos de Fernando Haddad apontando que ele havia reclamado pelas pessoas ficarem “7 meses sem pagar impostos”. Leia a mensagem:

Brasileiro trabalha cinco meses por ano para sustentar o Estado; carga dobrou em meio século Haddad: Tá me dizendo que o brasileiro vive 7 meses sem pagar impostos?

Checagem

O conteúdo foi muito levado a sério por algumas pessoas (por outras, nem tanto). Para que não fiquem dúvidas, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que os brasileiros trabalham cinco meses por ano para pagar impostos? 2) Fernando Haddad reclamou que os brasileiros ficam “sete meses sem pagar impostos”? 3) Haddad concorda com a taxa tributária do Brasil?

É verdade que os brasileiros trabalham cinco meses por ano para pagar impostos?

Sim. A última informação sobre o assunto surgiu de um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). De acordo com o levantamento, o brasileiro teria que trabalhar do dia 1º de janeiro de até 28 de maio para pagar tributos.

O número surgiu por conta de, de acordo com o estudo, o brasileiro ter que pagar uma taxa tributária de, em média, 40,71% (o que, transportado para o calendário, seria igual a 28 de maio se um ano fosse “100%”).

Fernando Haddad reclamou que os brasileiros ficam “sete meses sem pagar impostos”?

Não. A história, assim como tantas outras fake news, brotou em redes sociais de pessoas que não nutrem simpatia pelo governo atual. Em nenhum momento, Haddad falou sobre “sete meses sem pagar impostos”.

Haddad concorda com a taxa tributária do Brasil?

Não exatamente. Se formos nos basear nas propostas de reforma tributária e na política econômica, é possível ver que o governo tem tentado focar nas “exceções” (como no caso da desoneração da folha para alguns setores), em grandes fortunas e também em quem pagava menos impostos (como no caso de empresas que vendem por meio de aplicativos). Na teoria, há uma defesa de que as pessoas com menos renda paguem menos imposto. Mas isso é no campo da teoria.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Fernando Haddad tenha reclamado que brasileiros trabalham sete meses sem pagar impostos. Trata-se de um publicação feita por quem não nutre simpatia pelo governo e “brotou do nada”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).