Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > “Ordem” do STF para o Ibama não tem relação com “colocar fogo na Amazônia”

“Ordem” do STF para o Ibama não tem relação com “colocar fogo na Amazônia”

Ibama recebia ordens do STF para colocar fogo na Amazônia, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – A Globo News revelou que o Ibama recebia ordens do STF para colocar fogo na Amazônia e no Pantanal no governo Bolsonaro.

Análise

Um vídeo com um corte de uma fala da comentarista Miriam Leitão, da Globo News, está circulando na internet junto com uma denúncia contra o STF. De acordo com mensagens que acompanham o vídeo, Miriam Leitão teria denunciado que o Supremo Tribunal Federal teria dado uma ordem criminosa ao Ibama.

O STF, de acordo com as mensagens, estaria ordenando que o Ibama colocasse fogo na Amazônia e no Pantanal durante o governo de Jair Bolsonaro. Leia algumas das versões da história que está circulando na web:

Versão 1: O que falta para iniciarmos uma guerra no Brasil? *Bomba! O IBAMA recebia ordens do STF para por fogo na floresta amazônica e no Mato Grosso NA GESTÃO DO BOLSONARO E CULPÁ-LO.* *A ideia é compartilhar bastante, o quanto Esquerda é Mentira e só Mentiras!* Versão 2: A própria globo falando que o STF mandava o IBAMA tocar fogo no pantanal e Amazonas no governo Bolsonaro !

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O STF mandou o Ibama colocar fogo na Amazônia ou Pantanal? 2) A que se referia Miriam Leitão, na Globo News, quando falava sobre STF, Ibama e fogo? 3) Houve alguma ilegalidade das partes citadas?

O STF mandou o Ibama colocar fogo na Amazônia ou Pantanal?

Não há qualquer comprovação disso. Ao procurar pela tal “decisão absurda do STF” (que teria que ser pública), nada encontramos sobre o Ibama ser instado a colocar fogo na Amazônia ou no Pantanal. Ao analisar o vídeo de Miriam Leitão, vimos também que não há nenhum “pedido” para que se coloque fogo na floresta.

A que se referia Miriam Leitão, na Globo News, quando falava sobre STF, Ibama e fogo?

O trecho destacado no fake que está circulando na internet tem a seguinte fala: “sabe que da apuração para o meu livro, eu falei com um cara do Ibama que tava atuando firmemente, mesmo no governo que devia… eles iriam queimar equipamentos. Eu perguntei ‘porque vocês fazem isso, o governo disse que não podia’. Ele disse ‘a gente recebeu ordem do Supremo'”.

Para além da questão que a fala foi completamente picotada, uma coisa (apesar do corte) é clara: o “queimar equipamentos” se refere aos equipamentos apreendidos das pessoas que cometem crimes ambientais nas florestas como garimpeiros ilegais e desmatadores. Apesar de a lei prever a destruição de máquinas, o próprio governo Bolsonaro tinha resistência a isso.

Houve alguma ilegalidade das partes citadas?

Não. Como a própria Miriam Leitão destacou, não houve qualquer ilegalidade por parte do Ibama. Este texto destaca que o Artigo 111 do Decreto nº 6514/2008 prevê a destruição dos equipamentos (inclusive a madeira extraía) de infrações ambientais. A um projeto que prevê derrubar esta norma, mas ela segue em vigência. Ou seja: o STF seguiu a lei e o Ibama seguiu a decisão.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o Ibama tenha recebido uma ordem do STF para destruir a floresta da Amazônia e do Pantanal. Trata-se de uma distorção de uma fala de Miriam Leitão na Globo News.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).