Boato – Silas Malafaia alerta que deputado Jean Wyllys tem projeto para legalizar a prática sexual com crianças de até oito anos de idade.
Desde que o Boatos.org começou a desmentir informações falsas na internet, o deputado Jean Wyllys é, dentre as figuras da política, um dos mais citados. Já fizemos inúmeros desmentidos de histórias falsas envolvendo o nome dele. Mas no caso de hoje, Jean não está sozinho. A história que circula online também cita o pastor Silas Malafaia.
De acordo com um texto viral no WhatsApp, Silas Malafaia teria alertado que Jean Wyllys quer mudar o código penal para legalizar a prática sexual com crianças a partir de oito anos de idade. A mensagem linka para um site e pede o compartilhamento.
Jean Wyllys quer legalizar sexo com crianças de 8 anos, diz Silas Malafaia
Mesmo com a história sendo confusa (Malafaia disse que Jean quer mudar o código penal), muita gente compartilhou a informação. Mas será mesmo que Jean Wyllys quer “legalizar” relações sexuais de adultos com crianças de oito anos de idade e, ainda por cima, Malafaia denunciou isso? A resposta é não. Vamos aos fatos.
Para começar, o texto tem as características mais básicas dos boatos de internet. É alarmista, vago (não diz sequer quando aconteceu), tem erros de ortografia e, claro, pede o compartilhamento.
Dentro da própria mensagem há dois erros que acabam, inclusive, com a verossimilhança da notícia. O primeiro é apontar que Jean Wyllys está criando um “novo Código Penal”. Quem entende um pouquinho de legislação sabe que as coisas não são tão simples assim. Um deputado não pode, sozinho e sem discussão, “criar” um Código Penal. Tanto que o Código Penal vigente no país é de 1940.
O segundo ponto está no “envio do projeto” para o STJ. Deputados não enviam projetos para o STJ julgar. É o próprio Congresso que decide pela continuidade ou não dos projetos. Se o projeto fosse real, iria, depois de protocolado, para uma comissão, plenário da Câmara, comissão no Senado, plenário no Senado e, finalmente, sanção presidencial.
Para além de todos os erros no texto, tentamos achar qualquer (mas qualquer mesmo) registro confiável de que o pastor Silas Malafaia teria feito a tal denúncia ou de que Jean Wyllys tinha qualquer projeto neste sentido. Como era de se esperar, não encontramos nada.
Em nenhuma das edições do programa Vitória em Cristo, Silas Malafaia toca no assunto. O pastor também não fala nada sobre o assunto em suas redes sociais. No lado de Jean Wyllys, também não achamos nenhuma manifestação sobre o tal projeto. Tentamos achar, ainda, sobre algum projeto que falasse sobre o assunto no portal da Câmara dos Deputados. Por sinal, nenhuma notícia de fontes confiáveis falou do projeto.
Resumindo: a história que aponta que Silas Malafaia denunciou que Jean Wyllys quer legalizar a prática sexual com crianças de oito anos é falsa. É só mais um boato que circula na internet envolvendo o pastor e o deputado.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Fatima Jacomé e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.