Confira a retrospectiva de 2024 das fake news
Boato – Atual ministro do Planejamento, Romero Jucá, causa polêmica ao afirmar que reunião sem mulheres fica mais produtiva e objetiva.
Cai Dilma, sobe Temer. Na última quinta-feira (12), o presidente em exercício nomeou seus 23 ministros. Foi um de seus primeiros atos a frente do Executivo do Brasil, o qual ocupará pelos próximos 180 dias.
No entanto, Temer já começou causando. Nas redes sociais o fato de o presidente em exercício ter elegido 23 homens (brancos) não foi perdoado. É isso mesmo, desde a Ditadura Militar não havia um gabinete só de homens, mas cá estamos. O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, esclareceu que a falta de mulheres nos ministérios não foi premeditada e sim por que não houve indicações dos partidos.
De qualquer forma, em função dessa nova realidade, uma suposta postagem bizarra do ministro do Planejamento, Romero Jucá, está dando muito o que falar. Com a foto da primeira reunião com todos os ministros e o presidente, Jucá teria postado a seguinte legenda:
Participando da primeira reunião ministerial, muitos condenam a ausência das mulheres, mas sem elas a reunião fica muito mais objetiva e produtiva, afinal o Brasil não tem tempo a perder.
Sim, pense no reboliço que essa suposta declaração causou. A coisa ficou ainda mais séria porque a suposta postagem está sendo repassada como uma notícia da Exame.com. Aparentemente o veículo escreveu uma notícia sobre como ‘caiu mal’ a postagem do ministro, mas é aqui que tudo fica mesmo – no plano hipotético.
Romero Jucá não fez nenhuma postagem com esse tipo de declaração. Em sua página, há de fato a imagem que tem sido repassada, mas a legenda diz apenas ‘Participando da primeira reunião ministerial com o presidente’. Seguem uma hashtags e fim. A foto da suposta notícia da Exame.com também é falsa. Na página do veículo no Facebook não há nenhuma (total de zero) postagem a respeito dessa suposta polêmica. No portal da Exame na internet também não. Até a página Dilma Bolada fez uma postagem sobre essa história, viu que estava errada e apagou.
Pois bem, a verdade é que Romero Jucá, atual ministro do Planejamento, não fez postagem dizendo que a ausência de mulheres deixa as reuniões mais produtivas. Mas, vale lembrar, ainda que a postagem fosse verdadeira, não haveria mulheres na sala para explicar que não é bem assim.
PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Leandro Melito. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.