Boato – Senador Lindbergh Farias pede que o general Mourão seja levado algemado para o Senado; Polícia Federal irá cumprir o requerimento.
Reivindicada por alguns grupos durante manifestações de rua, a intervenção militar voltou a ser pauta após as declarações do secretário de economia e finanças do Exército, general Antonio Hamilton Martins Mourão.
O general falou na possibilidade de uma intervenção militar diante o caos político, caso a situação não seja resolvida pela Justiça. A afirmação foi feita em uma palestra promovida pela maçonaria em Brasília na sexta-feira (15).
Como era de se esperar, as declarações do general causaram polêmicas na internet. Entre pessoas defendendo Mourão e pessoas pedindo uma punição a ele, uma história que circula na internet aponta que o senador Lindbergh Farias solicitou que o general fosse levado algemado ao Senado. Confira na íntegra:
Lindbergh Farias pede que general Mourão seja levado algemado ao Senado?
Sem rodeios ou meias palavras, claro que a história é falsa. E se você ainda não entendeu, a gente te explica o porquê dessa história não fazer o menor sentido. Vamos aos fatos.
Pois bem, quando o general falou em possibilidade de intervenção militar muita gente se posicionou contra – uma delas foi o Lindbergh, que aproveitou para criticar o governo Temer. O senador publicou um vídeo no qual disse que pediu para que o ministro da Defesa, Raul Jungmann, fosse ao Senado para explicar as declarações do general.
Após o vídeo, circulou na internet a história de que o senador pediu que o general Mourão fosse conduzido ao Senado algemado. Mas o que nem todos sabiam é que a mente brilhante que publicou as informações é responsável por uma dúzia de boatos na internet como, por exemplo, a história de que a dona Marisa estava viva.
E mais: o texto tem diversos erros de ortografia. Inclusive, no próprio requerimento. Logo, qual a chance dessa história fazer algum sentido? Só por desencargo, pesquisamos e não existe nenhum requerimento dessa natureza no Senado.
Para além disso, a história segue a cartilha de muitas balelas: mistura um fato (o senador, de fato, se posicionou contra a declaração), opiniões e uma bomba (o general será levado algemado). Pronto, temos um boato. Sim, porque quando pesquisamos sobre o assunto não chegamos a nenhum resultado (só o texto do boato).
Resumindo: por falta de provas e argumentos lógicos, podemos dizer que não há a mínima dúvida de que a história de que Lindbergh Farias pede que general Mourão seja levado algemado ao Senado é #boato.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.