Boato – Lula estava bêbado quando falou sobre a guerra entre Hamas e Israel e a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Análise
Que Lula (assim como seu antagonista Bolsonaro) sempre lança mão de falas polêmicas (e às vezes fora de tom), a gente já sabe. A última que está circulando na internet aponta para o que seria uma suposta solução para a guerra entre Israel e Hamas.
No vídeo, Lula aponta que algum país amigo do Hamas teria que ligar e pedir para que o reféns fossem libertados. Depois, ele disse para que os presos do Hamas também teriam que ser libertados por Israel.
Na segunda parte, ele está fazendo um discurso no qual aponta que a solução entre a guerra de Rússia e Ucrânia seria resolvida no Brasil em uma mesa de bar na primeira, segunda, terceira ou outras cervejas. O vídeo está com a seguinte legenda: “bêbado. Inacreditável! Fala sobre tudo como se estivesse na mesa de um boteco. Vergonha! lula bêbado”.
Checagem
É importante citar que esta não é a primeira vez que o nome de Lula é citado em boatos que o acusam de estar bêbado. Só para ficar em alguns exemplos, já desmentimos fake news que apontavam que ele estaria bêbado quando foi libertado da prisão, quando lançou a campanha e outros momentos (como com Janja em um carro).
Dito isso, vamos às questões. Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) As falas de Lula sobre a guerra entre Hamas e Israel e a guerra entre Rússia e Ucrânia? 2) Lula fez o discurso sobre a guerra entre Hamas e Israel e a guerra entre Rússia e Ucrânia bêbado? 3) Ele tem razão no que diz?
As falas de Lula sobre a guerra entre Hamas e Israel e a guerra entre Rússia e Ucrânia?
Sim, são reais. A fala sobre Israel e Hamas foi feita durante conversa de Lula com jornalistas no dia 27 de outubro de 2023. Este vídeo do canal do YouTube do Poder 360 mostra a fala:
A fala sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia foi feita em março de 2022. A fala foi feita durante um evento na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e foi publicada no canal do YouTube do Antagonista na época:
Lula fez o discurso sobre a guerra entre Hamas e Israel e a guerra entre Rússia e Ucrânia bêbado?
Não há qualquer comprovação de que o presidente estivesse embriagado. Na realidade, a fala parece normal e o conteúdo não destoa tanto do que ele já disse em outras ocasiões. É leviano falar que ele estava bêbado.
Ele tem razão no que diz?
As intenções são boas já que se tratam de discursos antiguerra e há uma tentativa de explicar de forma simples o que deveria feito. Porém, até o próprio Lula deve saber que conflitos tão complexos não se resolvem desta forma. Nem a guerra entre Rússia e Ucrânia vai se resolver em um bar tampouco Hamas e Israel vão dar o braço a torcer sobre o assunto.
Conclusão
Boato sem comprovação 👎
Falas à parte, não é verdade que Lula estava bêbado nos vídeos em questão. Para atestar a acusação, precisariam ser feitas mias averiguações. Com isso, classificamos o conteúdo como boato sem comprovação.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)