Boato – O presidente Lula está planejando invadir a Venezuela e que Maduro está em alerta.
Análise
Hoje, vamos falar de uma história que está circulando na Venezuela e mostra como as fake news podem ajudar a manipular a população e a democracia.
Em meio às tensões entre Brasil e Venezuela, começaram a circular na internet mensagens que apontam que Lula estaria planejando invadir a Venezuela. Ou seja: os questionamentos sobre as eleições no país e a negativa para a entrada no Brics eram uma estratégia de guerra. Leia a mensagem que circula na internet:
Lula está planejando uma invasão da Venezuela, como afirma um dos conselheiros de Nicolás Maduro? Eles procuram uma desculpa para criar comoção pública. Um dos 103 detidos. A viagem de Maduro Guerra à China.
Checagem
O conteúdo não se espalhou no Brasil (onde, na realidade, fake news diametralmente inversas circulam), mas viralizou na Venezuela (principalmente entre pessoas simpáticas a Maduro). Para demonstrar um pouco deste processo, vamos checar o conteúdo respondendo às seguintes questões: 1) É verdade que Lula está planejando invadir a Venezuela? 2) Por que a fake news de que Lula está planejando invadir a Venezuela tem se espalhado na internet? 3) Quais são as consequências deste tipo de desinformação?
É verdade que Lula está planejando invadir a Venezuela?
Não. Não é verdade. Na realidade, se trata de uma narrativa absurda que está sendo espalhada na Venezuela em consonância a ataques contra o Brasil (como a postagem da polícia nacional do país). Lula nunca demonstrou qualquer intenção em tomar algum território da Venezuela e nem faz muito sentido para o Brasil “tomar a área”.
Por que a fake news de que Lula está planejando invadir a Venezuela tem se espalhado na internet?
Provavelmente, ela está se espalhando com o intuito de justificar o endurecimento de medidas do regime de Nicolás Maduro contra o Brasil. Ao eleger um “inimigo” e manipular a opinião público, o governo do país ganha “salvo-conduto” para tomar medidas mais enérgicas.
Quais são as consequências deste tipo de desinformação?
Isso pode fomentar novas manifestações contra o Brasil e piorar a relação entre os países. Internamente, isso também ajuda a tirar o foco de outros problemas da própria Venezuela. No final, isso prejudica a democracia (assim como outras fake news).
Conclusão
É falso que Lula tenha demonstrado qualquer interesse em invadir a Venezuela. O que está circulando na internet é mais uma fake news que, desta vez, está circulando no país vizinho.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).