Boato – O governo Lula resolveu começar a cobrar imposto de usuários de redes sociais e isso será implementado no PL 8889/2017.
Análise
A aprovação de um pacote de ajuste fiscal somada ao anúncio de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000 tem gerado debates sobre economia na internet. Neste sentido, um vídeo antigo está voltando a viralizar.
No vídeo, é anunciada a votação do PL 8889/2017, apelidado de PL da Globo por ele. Junto ao vídeo, mensagens apontam que isso seria um sinal verde do governo para começar a cobrar usuários de redes sociais por perfis nos sites em questão. Leia:
Versão 1: LULA QUER COBRAR IMPOSTO DE QUEM USA AS REDES SOCIAIS . Pobres não terão direito a ter redes sociais. Mais esse absurdo do governo do IMPOSTO. PARABÉNS A QUEM VOTOU NO LULA Versão 2: Parece mentira mas é verdade. Lula quer cobrar imposto de quem usa as redes sociais da Internet.
Checagem
O conteúdo começou a viralizar online, mas não é nada disso. Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O que é o PL 8889/2017? 2) O PL 8889/2017 visa cobrar imposto de usuários de redes sociais? 3) O governo Lula tem intenção em cobrar imposto de usuários de redes sociais?
O que é o PL 8889/2017?
Trata-se de um projeto de lei do deputado Paulo Teixeira (PT/SP) que prevê a regulamentação das plataformas de streaming. Quando ele esteve perto de ser votado, houve protesto por alguns setores da oposição. Foi neste contexto que o vídeo em questão foi gravado. Vale apontar que o projeto foi retirado de pauta e não há previsão de votação dele.
O PL 8889/2017 visa cobrar imposto de usuários de redes sociais?
Não. Na realidade, a crítica (que foi mal colocada no vídeo) se deve à taxação das plataformas de streaming e do lucro das redes sociais. Porém, não existe qualquer forma de taxação de usuários de redes sociais (como um usuário do Instagram, Facebook, X e outras). No ano passado, o Projeto Comprova, inclusive, desmentiu a desinformação.
O governo Lula tem intenção em cobrar imposto de usuários de redes sociais?
Não consta nada sobre a suposta taxação de usuários de redes sociais. Vale apontar que, como o uso da maioria das redes sociais é gratuito, ficaria até complicada uma forma de taxação sobre isso.
Conclusão
Fake news ❌
O PL 8889/2017 não prevê a taxação de usuários de redes sociais. Também não consta nada sobre a taxação por parte do governo federal em outras propostas. Além disso, esse tipo de cobrança é inviável.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)