Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula não declarou que universidade foi feita para ricos e não para pobres

Lula não declarou que universidade foi feita para ricos e não para pobres

Lula revela que acha que universidade foi feita para rico e não para pobre, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Em declaração, Lula afirmou que a universidade foi feita apenas para ricos e não para pobres

  Análise

As universidades e institutos federais de todo o país estão em greve há dois meses. Dentre as exigências, professores, alunos e funcionários pedem a garantia de manutenção e o aumento do orçamento para universidades e institutos federais.

Em meio às manifestações, uma história começou a circular nas redes sociais. De acordo com ela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as universidades foram feitas apenas para ricos e não para pobres. Segundo a publicação, Lula afirmou que colocar estudantes indígenas, quilombolas e de escola pública na universidade “não é normal”. Confira:

Versão 1: “Esse negócio pra dizer governo preocupado em colocar indígena na universidade, colocar quilombola na universidade. Esse negócio de colocar gente de escola pública na universidade. Isso não é normal. O normal é que universidade foi feita pra rico. Universidade foi feita pra rico, não pra pobre. Então, como vocês têm um presidente da República que não tem diploma universitário, mas que gosta de universidade.

Como vocês têm um presidente da República que gosta de educação, que acha que a educação é a única saída pra esse país virar um país desenvolvido, eu fico muito triste. Confesso pra vocês que tem uma coisa que me baqueia, é ver no jornal: Universidade Federal do Rio de Janeiro não tem dinheiro nem pra pagar a conta da luz. Universidade não tem dinheiro pra fazer tal coisa. Isso é uma coisa melancólica. É uma coisa triste. Então, ao invés de sair na imprensa, venha pro governo e diga o seguinte: tá faltando tal coisa. Prova que tá faltando, que a gente tem que arrumar dinheiro”. Versão 2: “Lula ‘universidade foi feita pra rico não para pobre’! Deixe seu comentário!”.

Checagem

A partir daí, resolvemos investigar um pouco mais a fundo essa história e agora vamos te explicar, em três etapas, os motivos para não acreditar nela: 1) Qual é o contexto da fala de Lula sobre pobre e rico na universidade? 2) Lula disse que sua opinião é que universidade foi feita para rico e não para pobre? 3) O presidente acredita que pobres não podem estudar?

Qual é o contexto da fala de Lula sobre pobre e rico na universidade?

A fala do presidente Lula foi retirada de uma reunião entre ele e os reitores de universidades e institutos federais que estão em greve. O encontro aconteceu no dia 10 de junho de 2024, em Brasília (DF).

A reunião também contou com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Na ocasião, Lula e os ministros tentavam encontrar formas de pôr fim à greve das universidades e institutos federais que já dura dois meses. O discurso completo de Lula está disponível no site do governo federal. O presidente falou sobre as universidades e institutos federais que foram construídos em seus governos e pediu para que a greve encerrasse.

Lula disse que sua opinião é que universidade foi feita para rico e não para pobre?

Não. O vídeo publicado na internet foi recortado e retirado de contexto. O trecho completo pode ser visto aqui. Já a fala completa do presidente Lula mostra que ele disse que a universidade é para todo mundo que deseja estudar.

Porque nesse país, a elite política nunca teve preocupação com a educação do povo, porque os filhos deles foram estudar no exterior. Esse negócio de aparecer governo preocupado em colocar indígenas na universidade, colocar quilombola na universidade, esse negócio de colocar gente da escola pública na universidade, isso não é normal. O normal é que universidade foi feita para rico, universidade foi feita para rico, não para pobre.

E quando a gente faz uma inversão, de que universidade não é para rico nem para pobre, universidade é para quem quer estudar e consegue, dentro da regra do jogo, competir, é para todo mundo. Essa é a inovação que nós estamos fazendo, que a gente gostaria de ter, da parte de vocês, um empenho para que a gente começasse logo.

O presidente acredita que pobres não podem estudar?

Definitivamente não. Além de não existirem provas sobre isso, o discurso de Lula foi totalmente ao contrário. O presidente Lula defendeu a criação de mais instituições de ensino públicas para que mais pessoas tenham acesso à educação. Especialmente, os pobres.

Se isso não bastasse, os governos do presidente Lula construíram não só universidades e institutos federais, mas também tiveram uma política bastante intensa de inclusão de cotas e programas sociais em instituições de ensino.

Conclusão

Fake news ❌

O presidente Lula não afirmou que universidade foi feita para ricos e não para pobres. O vídeo foi gravado durante uma reunião entre o presidente Lula e reitores de universidades e institutos federais que estão em greve. Na oportunidade, Lula destacou a importância da educação pública e de qualidade para todos, especialmente, para os pobres.

O trecho usado na história de hoje foi recortado e retirado de contexto. Vale destacar que, durante seus governos, Lula investiu pesado na construção de universidades e institutos federais, além de cotas e programas sociais para instituições de ensino.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).