Boato – Candidata a vice na chapa de Fernando Haddad, Manuela D`Ávila usa camiseta com a frase “Jesus é travesti”, mostrando intolerância com à Igreja e os religiosos.
A campanha eleitoral do primeiro turno das eleições 2018 está chegando ao fim, mas as fake news andam surgindo de vento em popa. E só de pensar que talvez tenhamos segundo turno, se segura que os boatos não vão terminar tão cedo.
Vale lembrar que os boatos políticos não poupam ninguém. Tem pra todos os gostos e sobre todo mundo. Nos últimos dias, uma história envolvendo Manuela D’Ávila, vice do candidato à Presidência da República Fernando Haddad, deixou a internet “no chão”.
Segundo publicações que estão circulando nas redes sociais, a candidata à vice-presidência teria usado uma camiseta com a frase “Jesus é travesti”, demonstrando intolerância com a Igreja e os religiosos. Confira:
Versão 1: “#ELA NÃOOOOMIM REPRESENTA #ELA JAMAIS VAI SER PRESIDENTE #ELE NUNCA TERÁ meu voto. Tenho mil e 1 motivos p não votar n PT e esse é1 deles ! Vice do Haddad mostra ao que veio e de onde veio”.
Versão 2: “Olhem aí irmãos petistas… É isso que eles pensão daquele que deu sua vida pra nos salvar… Ainda assim você vota no PT, Pc do b, PSOL dentre outros… É isso que eles pensam do nosso salvador e Senhor…”.
Versão 3: “Olha a ignorância dessa imprestável dessa comunista…Jesus não é um ser humano, e sim Deus, não poderia ser travesti”.
Manuela D’Ávila veste camiseta com frase Jesus é travesti?
Bem, é claro que a foto viralizou e deixou muita gente incomodada, afinal de contas, vivemos em um período onde se prega o respeito acima de tudo, não é mesmo? Mas será que Manuela D’Ávila realmente teria usado essa camiseta e defendido que Jesus é travesti? A resposta é não! Para saber mais detalhes, continua lendo.
Vamos lá! Para começo de história, ao “bater os olhos” na imagem, já ficamos um pé (bem) atrás. Além da história seguir o roteiro básico de boatos online (é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis), a imagem com a frase está claramente desalinhada da camiseta.
E, bem, bastou uma simples busca para chegarmos à verdade: a foto trata-se de uma montagem. A própria Manuela D’Ávila fez questão de desmentir toda a história em sua conta no Twitter. Na realidade, a camiseta mostra a frase “rebele-se” e não faz nenhuma menção a Jesus (ou a Deus ou à Igreja).
Ao procurar pela imagem original, descobrimos que a foto é antiga. Ela foi tirada no dia 16 de julho de 2018, durante a participação de Manuela em uma entrevista na TV Rede Minas, de Belo Horizonte (MG). Olha aí:
Vale ressaltar que Manuela costuma usar camisetas com diversas frases em prol do feminismo. Os próprios companheiros de partido chegaram a comercializar as camisetas durante uma convenção do PC do B como forma de levantar fundos para ajudar um pré-candidato. Mas nenhuma delas fala que “Jesus é Travesti”.
Em resumo: a história que diz que Manuela D’Ávila teria usado uma camiseta com a frase “Jesus é travesti” é falsa. A imagem é uma montagem (mal feita, por sinal). Na foto original, é possível observar que a frase que aparece na camiseta é “rebele-se”. Ou seja, não compartilhe!
PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.