Boato – Foto mostra Manuela D’Ávila, candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad, com faixa presidencial e tatuagens de Che Guevara e Lenin.
Faltando menos de um mês para o primeiro turno das eleições no Brasil, o cenário continua indefinido. O PT, por exemplo, teve que finalmente fazer o que tentava protelar: desistir da candidatura de Lula (impugnado no TSE por ter sido condenado em segunda instância) e colocar Fernando Haddad como cabeça de chapa.
A troca fez outro nome ganhar espaço nas eleições: o de Manuela D’Ávila. A ex-deputada federal pelo PCdoB assumiu como vice de Haddad. É claro que a exposição fez com que ela também entrasse na “dança” das fake news.
Começou a viralizar na internet a informação de que Manuela D’Ávila teria duas tatuagens de líderes comunistas, digamos, polêmicos: o argentino Ernesto Che Guevara, que, junto com Fidel Castro, liderou a revolução socialista em Cuba, e Lenin, que junto com Stalin e Trotsky, liderou a implantação do comunismo na antiga União Soviética.
Na imagem, ela também aparece com grandes olheiras e com uma faixa presidencial. Na mensagem que acompanha o texto ela é apresentada como “vice de Haddad”. “Pra quem defende o Lula e o PT. Essa é a vice do Haddad. Só por Deus”, diz uma mensagem. “SE HADDAD FOSSE ELEITO E SE POR ALGUM MOTIVO ELE SE AFASTASSE OU VIESSE A ÓBITO, VEJA QUEM SERIA A NOSSA PRESIDENTA.(A VICE DELE)”, aponta outra. Na imagem há os seguintes dizeres: “Imagine a cena. Presidenta do Brasil”.
Manuela D’Ávila, vice de Haddad, tem tatuagens de Che Guevara e Lenin?
Não sabemos exatamente por que, mas muita gente começou a compartilhar a foto de Manuela D’Ávila com o intuito de “denunciar” a vice do Haddad (não sabemos se pela olheira, pela faixa ou pelas tatuagens). Só tem um detalhe nisso: a foto é, digamos, bem falsa (montagem das grossas). Vamos aos fatos.
Não é preciso ser um gênio no Photoshop para perceber que a imagem é uma montagem. Ao ampliarmos a foto (tente fazer isso dando um zoom no celular) é possível perceber que as tatuagens estão com uma qualidade diferente do resto da foto. Outros elementos que também foram inseridos são a faixa presidencial e as olheiras.
Ao fazermos uma busca da imagem na internet, chegamos a este artigo. A imagem de ilustração da postagem (que trata, inclusive de uma crítica à Manuela D’Ávila) mostra a política do PCdoB com duas tatuagens (a da rosa e a da boneca), sem a faixa presidencial e com uma aparência, digamos, muito mais saudável.
Mais uma busca e descobrimos que a montagem é do ano passado. Quando ela surgiu na web, a própria vice de Haddad veio a público desmentir a veracidade da foto, que classificou como montagem machista. Leia o que ela escreveu a respeito do assunto:
Edição e manipulação de imagens: O machismo e a misoginia seguem com suas manguinhas de fora. Depois de ler uma matéria sobre meu cabelo (sim! Cabelo de candidatA é assunto… de candidato? Nunca!) agora começam as fotos manipuladas. Vejam o tipo: aumentaram minhas olheiras (são grandes mesmo, eu acordo às 5 com minha filha!
E ainda a amamento pro desespero dos que sexualizam esse ato lindo da natureza!) e fizeram mais tatuagens em meu corpo. Tenho muitas tatuagens mesmo e as exibo porque são lindas. Não são esses desenhos feinhos que vocês fizeram de Lenin e Che. A faixa presidencial também foi colocada aí. Nunca a coloquei. Mas estou na disputa 🙂 com minhas olheiras e tatuagens e contra o machismo e as manipulações grotescas de vocês:) Beijinho no ombro
Resumindo: a história que aponta que a candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad, Manuela D’Ávila, foi fotografada mostrando as tatuagens de Che Guevara e de Lênin é falsa. Trata-se de uma montagem feita para “desconstruir” (nome bonito, né) a imagem dela. Boato.
PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.