Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Marco Rubio vá punir militares que traíram Bolsonaro e prender Alexandre de Moraes

É falso que Marco Rubio vá punir militares que traíram Bolsonaro e prender Alexandre de Moraes

Marco Rubio conversa com FFAA para punir militares que traíram Bolsonaro e prender Alexandre de Moraes, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O futuro secretário de Estado do governo Trump, Marco Rubio, conversou com a FFAA do Brasil para punir militares que “traíram Bolsonaro” e prender Alexandre de Moraes.

Análise

A eleição de Donald Trump nos Estados Unidos parece ter dado novo fôlego para aventuras golpistas em textos na internet. Hoje, vamos falar de mais uma teoria da conspiração que está se espalhando entre “patriotas”.

De acordo com a mensagem, o futuro secretário de Estado dos EUA Marco Rubio teria um plano de descobrir todos os “militares que traíram Bolsonaro” e realizar a prisão de Alexandre de Moraes. O texto ainda lembra de “momentos de despedida” de Bolsonaro. Leia:

Vlw Pats Marco Rubio, novo secretário do governo Trump já está contatando altos oficiais das ffaa no Brasil e PF. Seu Staff quer saber os nomes de todos os oficiais americanos que pressionaram os militares brasileiros para constranger e trair o Bolsonaro. Segundo fontes em Brasília, corre nos bastidores que Trump vem com tudo pra cima dos oficiais americanos ligados ao Biden. A pressão é muito forte e tudo leva à crer que os oficiais ligados ao Bolsonaro irão dar os nomes, já que o Staff do Marco Rubio já garantiu que toda a blindagem dada ao sistema no Brasil, no governo Lula foi retirada. O gambá estará sozinho por sua própria conta.

Darão os nomes dos oficiais americanos e brasileiros que cometeram a traição. Isto vale também para os agentes da CIA e do FBI que estiveram no Brasil para pressionar os oficiais melancias, que se reuniram com agentes brasileiros corruptos. Todos os nomes serão revelados. Lembram daquela cena do Bolsonaro chorando, enquanto cumprimentava oficiais que prestavam continência pra ele? Lembram que um deles disse “estamos aguardando suas ordens, presidente”, lembram? Lembram daquela cena de despedida do Bolsonaro, em frente do espelho d’água em Brasília? Onde ele falou palavras fortes, de esperança e de confiança? Antes de ir para os EUA?

Lembram da Michelle ajoelhada chorando? Pois é, neste dia o Cel Cid recebeu um aviso do alto escalão que se Bolsonaro não aceitasse a derrota nas eleições, e que se ele abrisse a boca para comunicar ao povo do golpe que estava sofrendo, e promovesse a revolta popular, ele e toda a família seriam presos. Já estava tudo engatilhado pra prenderem ele e todos os seus filhos, e a Primeira Dama. O recado era pra ele ficar calado e aceitasse de boa o resultado das urnas. Para não causar uma guerra civil, onde todos perderiam muito, o Bolsonaro aceitou o silêncio. Foi uma experiência terrível.

Observem que o Trump agora está nomeando só radicais para seu Staff. Só inimigos declarados da esquerda. E prometeu para o Bolsonaro que vai devolver a dignidade dele. Já está tudo acertado. A influência do Trump na ONU, tanto na OEA e no Tribunal Penal Internacional será pesada contra os patifes. Dizem até que todas as provas já estão nas mãos deles para julgar e condenar, sem chance de defesa os crimes perpetrados crimes contra a dignidade humana, e abusos de autoridade.
Os processos todos serão cancelados. Vai haver prisão sim. Lembrem que o Elon Musk recém postou no X sobre a prisão do Alex. A coisa realmente vai ferver no Brasil e nos EUA. Agora é aguardar e observar.

Hoje será eleito no Senado dos EUA e na Câmara dos Representantes o novo líder do Congresso Americano, e td leva à crer que será alguém ligado ao Trump. Os melancias já sabem que acabou pra eles. O doente mental, cabeça de ovo poderá cair atirando. No processo dele que corre por lá, está discriminado como “psicopatia” as ações dele. É esperar pra ver.

Checagem

O textão se espalhou por redes sociais e, claro, em grupos no WhatsApp e Telegram de pessoas simpáticas a Bolsonaro. Porém, se trata de uma teoria da conspiração que não vai se concretizar e tem como objetivo incendiar malucos. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões: 1) É verdade que Marco Rubio vai prender “militares traidores” e Alexandre de Moraes? 2) O que suscitou o texto sobre Marco Rubio e Alexandre de Moraes? 3) Há mais informações falsas no texto?

É verdade que Marco Rubio vai prender “militares traidores” e Alexandre de Moraes?

Não. Primeiro porque não consta em nenhuma fonte confiável (para além do textão para incitar lunáticos) qualquer indício que aponte para a tal decisão de Marco Rubio de prender “traidores de Bolsonaro” e Alexandre de Moraes.

Mesmo que houvesse uma intenção, a questão não seria tão simples assim. Primeiro, porque não existem militares “traidores de Bolsonaro”. Na realidade, os traidores são os que tentaram aplicar um golpe de estado para que o ex-presidente continuasse no poder. Segundo, porque os EUA não têm o poder de prender Alexandre de Moraes.

O que suscitou o texto sobre Marco Rubio e Alexandre de Moraes?

Boa parte da boataria se deu após notícias na mídia apontarem para um encontro entre Marco Rubio e advogados do ex-assessor de Bolsonaro, Filipe Martins. Porém, o encontro não se deu para o tal planejamento. Houve, na realidade, uma apuração de acusação de falsificação de vistos de entrada dele nos EUA.

Há mais informações falsas no texto?

Toda a narrativa é enviesada. Ela aponta o golpe de estado planejado em 2022 como se fosse a “salvação do Brasil”. Na realidade, só se tratava de um crime contra o estado democrático promovido por algumas pessoas com sede de poder.

Além disso, ele superdimensiona o poder de Trump. Mesmo ele sendo muito poderoso (como presidente dos EUA), não poderá fazer com que Alexandre de Moraes seja preso pelo Tribunal Penal Internacional. Também (salvo com a promoção de um golpe) não pode tirar Lula do poder.

Conclusão

É falso que Marco Rubio vá punir militares golpistas e vá mandar prender Alexandre de Moraes. A narrativa que está circulando na internet é falsa e não passa de um conteúdo com o intuito de incitar golpistas.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).