Boato – O senador Sérgio Moro disse “irei prender o Lula”, pediu 1 milhão de compartilhamentos e disse ter provas suficientes contra o presidente.
Análise
Aleatoriamente, algumas mensagens falsas voltam a circular na internet. Uma delas é a que aponta para uma suposta mensagem publicada pelo senador Sérgio Moro (ex-juiz e ex-ministro da Justiça) sobre o presidente Lula.
Uma publicação com a imagem dele está circulando junto a uma mensagem que aponta que ele teria falado a frase “irei prender o Lula”. No texto, há a informação de que, em uma entrevista, Moro teria dito que teria provas suficientes para efetuar a prisão do presidente e que, para cumprir a tarefa, precisaria de 1 milhão de compartilhamentos em uma postagem. Leia:
“IREI PRENDER O LULA” AFIRMA JUIZ SERGIO MORO “JÁ TENHO TODAS AS PROVAS SUFICIENTES. PORÉM, PRECISAREI DE MUITO APOIO POPULAR. ” “PRECISAMOS DE ALGO ROBUSTO, COMO UMA POSTAGEM COM MAIS DE 1 MILHÃO DE COMPARTILHAMENTOS NAS REDES SOCIAIS. PRECISAMOS QUE AS PESSOAS MANIFESTEM SEU APOIO COMENTANDO, INTERAGINDO. SE TIVER UMA POSTAGEM COM NÚMERO EXPRESSIVO, ANEXAREI AOS AUTOS.” COMPARTILHE ESTA POSTAGEM!! RUMO AO 1 MILHÃO!!!!!
A mensagem tem características como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a veracidade da informação. Além disso, o fator “histórico” decide o destino da publicação: esta mesma fake news (em uma versão parecida) foi desmentida pelo Boatos.org lá em 2016.
Confira o desmentido em vídeo:
Checagem
Na parte da checagem de conteúdo, vamos falar das seguintes informações: 1) É verdade que Moro disse, em algum momento, que vai prender Lula e pediu 1 milhão de compartilhamentos? 2) A fala de Sérgio Moro sobre prender Lula tem alguma lógica? 3) Se era falso em 2016 continua sendo falso em 2023?
É verdade que Moro disse, em algum momento, que vai prender Lula e pediu 1 milhão de compartilhamentos?
Não é verdade. Conforme explicamos em 2016, a história que serviu de base para a fake news que está circulando agora é uma suposta entrevista que Sérgio Moro teria dado no jornal Correio da Manhã (de Portugal). Porém, na época, o próprio jornal e a Justiça do Paraná desmentiram que Moro tivesse dado a tal entrevista. Leia o que foi escrito pelas partes:
Justiça do PR: “A Seção de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná vem a público esclarecer que é falsa a notícia que circula nas redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas acerca de entrevista que teria sido concedida pelo Juiz Federal Sergio Moro, tendo por suposta fonte o veículo de imprensa Correio da Manhã”
Correio da Manhã: O juiz Sérgio Moro, responsável pela condução de grande parte dos processos da operação Lavajato, negou esta terça-feira, em comunicado, ter dado uma entrevista ao Correio da Manhã onde teria dito que já tinha provas suficientes para prender Lula da Silva. A alegada conversa não só não aconteceu, como nunca foi publicada no jornal.
A fala de Sérgio Moro sobre prender Lula tem alguma lógica?
Não tinha já na época que ele era juiz. Como juiz, Moro teria, na teoria, que se manter imparcial e não fazer declarações contra as pessoas que estão sendo julgadas por ele. E, de fato, declarações contra Lula como a citada ele não fez.
Depois que deixou de ser juiz e virou político, Moro passou a fazer mais ataques contra Lula e o PT. Só que aí ele deixou de ser juiz e não tinha mais o “poder” (se é que teve) de “prender o Lula”.
Se era falso em 2016 continua sendo falso em 2023?
Sim. Com base na premissa que apresentamos, seria difícil Sérgio Moro ter feito tal declaração. E ele não fez mesmo. Com exceção do texto da fake news, a história não consta em nenhuma outra fonte confiável.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que o senador Sérgio Moro disse “irei prender o Lula” e pediu 1 milhão de compartilhamentos para “cumprir a tarefa”. Trata-se de uma fake news antiga que voltou a circular agora em 2023.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | https://bit.ly/3vZsrnd |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3ounmCN |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | http://bit.ly/3zGePPm |