Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Não é verdade que Nikolas Ferreira acumulou 281 dias de folgas em 2024

Não é verdade que Nikolas Ferreira acumulou 281 dias de folgas em 2024

Nikolas Ferreira teve 281 dias de folgas em 2024, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Nikolas Ferreira teria trabalhado menos de 3 meses em 2024 e acumulado 281 folgas.

Análise

Em meio a discussões sobre o projeto prevê o fim da jornada 6×1, uma alegação sobre a rotina de trabalho do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que se posicionou contrário ao projeto, se espalhou na internet.

Segundo o conteúdo, o parlamentar teria folgado 281 dias em 2024, trabalhando menos de três meses no ano inteiro. A informação tem sido amplamente compartilhada, especialmente por críticos do deputado, e gerado debates sobre sua atuação. O suposto cálculo, que tem se espalhado em redes como Instagram e TikTok, sugere que Nikolas Ferreira estaria recebendo dinheiro público sem cumprir sua função. Leia:

ATENÇÃO: o deputado Nikolas Ferreira (PL) trabalhou menos de 3 meses em 2024, registrando impressionantes 281 folgas! – Para sustentar esse “árduo” trabalho, Nikolas gastou uma quantia milionária de dinheiro público!

Checagem

Para verificar se a afirmação procede, respondemos o seguinte: 1) Nikolas Ferreira folgou 281 dias em 2024? 2) O que explica que o cálculo em questão sobre Nikolas Ferreira está errado? 3) Quantos dias o deputado trabalhou em 2024?

Nikolas Ferreira folgou 281 dias em 2024?

Não. A alegação é baseada em um cálculo equivocado que ignora diversas atividades parlamentares e foi, inclusive, desmentida pela Reuters. Nikolas Ferreira compareceu a 96% das sessões deliberativas da Câmara dos Deputados em 2024. Ele faltou a apenas três sessões: duas por licença-paternidade e uma por missão oficial.

O número de “281 folgas” foi obtido subtraindo os dias de presença nas sessões deliberativas do total de dias do ano, sem considerar outros compromissos legislativos. Esse cálculo é enganoso, pois os deputados também participam de comissões e reuniões em dias sem sessões no plenário.

O que explica que o cálculo em questão sobre Nikolas Ferreira está errado?

O erro no cálculo acontece porque ele considera apenas os dias de sessões deliberativas, desconsiderando outros compromissos do parlamentar. Em 2024, a Câmara realizou 90 sessões deliberativas em 87 dias. No entanto, os deputados também participam de reuniões de comissões, audiências públicas e outras atividades.

Nikolas Ferreira, por exemplo, esteve presente em diversas reuniões da Comissão de Educação e outros colegiados. No total, houve 65 reuniões de comissões, das quais ele faltou a 37 e não justificou a ausência em 23 delas. Mesmo com essas ausências, isso não significa que ele teve 281 folgas, já que as atividades legislativas vão além das sessões plenárias.

Quantos dias o deputado trabalhou em 2024?

A atuação de um deputado não se restringe apenas aos dias de votação no plenário, mas também inclui reuniões com eleitores, entrevistas e outras atividades políticas. Por isso, é complicado falar quantos dias ele, exatamente, trabalhou em 2024.

Conclusão

A alegação de que Nikolas Ferreira teve 281 dias de folga em 2024 não procede. O cálculo feito nas redes sociais ignora a participação do parlamentar em comissões e outras atividades legislativas. Segundo registros da Câmara dos Deputados, ele compareceu a 96% das sessões deliberativas e esteve envolvido em diversas reuniões. Portanto, o número divulgado nas redes sociais não reflete a realidade.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)