Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Pablo Marçal tenha resolvido apoiar Guilherme Boulos para prefeito de São Paulo

É falso que Pablo Marçal tenha resolvido apoiar Guilherme Boulos para prefeito de São Paulo

Pablo Marçal declarou apoio à candidatura de Guilherme Boulos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Pablo Marçal resolveu declarar apoio à candidatura de Guilherme Boulos para a Prefeitura de São Paulo.

Análise

Às vésperas das eleições municipais que ocorrem no domingo (27), um tópico tem agitado a internet e envolve o nome de Pablo Marçal (candidato derrotado no primeiro turno).

Depois de chamar os candidatos Guilherme Boulos e Ricardo Nunes para uma “entrevista de emprego” (e só ter recebido proposta positiva do primeiro deles), começaram a surgir mensagens que apontavam que Pablo Marçal estaria apontando o candidato do PSOL. Leia a mensagem que circula na internet:

Versão 1: Marçal apoia o boulos Versão 2: Pablo Marçal vai amanhã na véspera das eleições do segundo turno de SP ter um encontro com Boulos para dar apoio a sua candidatura no segundo turno contra o candidato de Bolsonaro. Versão 3: *Fato novo: Marçal apoia Boulos. *Hoje, sexta, 25.10,12 h, Boulos participa de sabatina do Marçal, no Instagram.*

Checagem

A mensagem foi compartilhada por bolsonaristas (que querem atacar Pablo Marçal para que o ex-presidente continue sendo o nome mais forte da direita), mas não é bem assim. Para esclarecer essa informação e determinar sua veracidade, iremos responder às seguintes perguntas: 1) Pablo Marçal realmente apoia a candidatura de Guilherme Boulos no 2º turno das eleições de São Paulo? 2) Quem Pablo Marçal está apoiando no 2º turno das eleições de São Paulo? 3) Porque ele promoveu uma sabatina com Guilherme Boulos?

Pablo Marçal realmente apoia a candidatura de Guilherme Boulos no 2º turno das eleições de São Paulo?

Não há nenhum posicionamento oficial em relação a isso. Os movimentos de Pablo Marçal no segundo turno das eleições de São Paulo foram os seguintes: 1) Ele disse até apoiaria Ricardo Nunes no 2º turno se ele incorporasse algumas respostas. Porém, o pedido foi negado.

2) Pablo Marçal declarou que não iria apoiar ninguém, mas que, na opinião dele, Guilherme Boulos sairia vencedor. 3) Ele anunciou a entrevista de emprego e pediu para Ricardo Nunes e Boulos participarem. 4) Apenas Boulos foi e a conversa foi em tom amistoso.

Quem Pablo Marçal está apoiando no 2º turno das eleições de São Paulo?

Como falamos, ele está se mantendo neutro no 2º turno das eleições. Isso surpreende um pouco parte da direita que, por isso, está o colocando como apoiador de Boulos. Porém, ele não está apoiando o candidato do PSOL.

Porque ele promoveu uma sabatina com Guilherme Boulos?

A ideia não era uma sabatina com um dos candidatos e sim um encontro dos dois. Pablo Marçal usou para promover conteúdo nas redes e também para “transparecer” uma certa moderação. O motivo de apenas Guilherme Boulos ter aceito participar é simples: ele está atrás nas pesquisas e não tinha nada a perder.

Conclusão

As alegações de que Pablo Marçal apoia a candidatura de Guilherme Boulos não procedem. Houve, de fato, um encontro virtual entre os dois. Porém, ele não foi um “evento de apoio” do ex-couch ao candidato do PSOL.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).