Boato – Pablo Marçal resolveu dar uma entrevista em hebraico só para “enlouquecer” os jornalistas.
Análise
Estamos a uma semana das eleições municipais. Mesmo assim, podemos garantir que o nome que mais causou durante o pleito é o do candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal. A prova disso está, inclusive, na quantidade de fake news sobre ele.
A última das histórias aponta que Pablo Marçal teria dado uma entrevista em hebraico apenas “para irritar jornalistas”. Isso talvez tivesse ligação com a questão de Israel. “Vídeo de Pablo Marçal viraliza falando em hebraico com jornalistas entrevistas #pablomarçal #shorts Marçal irrita jornalistas dando entrevista em HEBRAICO”, diz a mensagem que circula online. Assista ao vídeo:
Checagem
O conteúdo se espalhou com muita força na internet graças (também) aos canais “de cortes” do Pablo Marçal. Só que a informação que circula por aí é falsa. Vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo às seguintes perguntas: 1) É verdade que Pablo Marçal deu uma entrevista em hebraico para “irritar jornalistas”? 2) Qual é o contexto da entrevista em questão de Pablo Marçal? 3) Ele falou mesmo o que está na legenda do vídeo?
É verdade que Pablo Marçal deu uma entrevista em hebraico para “irritar jornalistas”?
Não. Para além do conteúdo publicado nos canais de cortes do Pablo Marçal (que não, necessariamente, são dele), não consta em nenhuma fonte confiável qualquer informação de que o candidato tenha se pronunciado em hebraico. Não se sabe sequer que ele saiba falar hebraico (muito provavelmente, não). Além disso, o vídeo original tem ele falando de outra forma.
Qual é o contexto da entrevista em questão de Pablo Marçal?
O vídeo foi gravado depois que ele recebeu alta após ter sido agredido com uma cadeirada durante um debate na Tv Cultura. O vídeo é de uma coletiva e pode ser visto abaixo:
Ele falou mesmo o que está na legenda do vídeo?
Apesar de o conteúdo estar (não temos condições de cravar se está mesmo em hebraico nem mesmo a tradução) com o áudio correto, as legendas estão, de fato, certas. Pablo Marçal exaltou (ironicamente, claro) a “democracia cubana”, perguntou o que aconteceria se ele tivesse dado a cadeirada em alguém e também fez acusações contra Datena, Ricardo Nunes e Boulos.
Conclusão
É falso que Pablo Marçal tenha dado uma entrevista em hebraico para irritar jornalistas. O conteúdo que está circulando na internet foi redublado e não condiz com a realidade (apesar de as legendas estarem corretas).
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).