Boato – Pablo Marçal sofreu um atentado durante comício em São Paulo e um homem armado tentou atirar nele.
Análise
A campanha política para prefeito da cidade de São Paulo está um tanto quanto agitada. Muito disso se deve ao candidato Pablo Marçal. Com um estilo controverso, grandes promessas e ataques diretos a outros candidatos, ele tem ganhado projeção.
Em meio a isso, uma história está circulando na internet. De acordo com mensagens que estão viralizando na internet (inclusive com o apoio do próprio candidato e sua equipe), Pablo Marçal teria sofrido um atentado (ou uma tentativa de atentado) no dia 30 de agosto de 2024.
As mensagens apontam que um homem estaria armado e teria tentado atirar no candidato. Mais do que isso: o homem teria sido preso. Leia algumas das mensagens que estão circulando na internet:
Versão 1: O candidado à prefeitura de São Paulo precisou chamar a polícia após um homem armado aparecer em sua carreata Versão 2:Urgente Um indivíduo acaba de ser preso armado por tentativa de homicídio contra Pablo Marçal em São Paulo Ocorrência em andamento… Segundo informações, indivíduo desceu de um veículo e se dirigiu aonde o candidato a Prefeito de São Paulo, Pablo Marçal estava no comício, ao chegar próximo ao candidato os seguranças perceberam a movimentação do meliante que não obteve êxito no atentado e tentou fugir mas foi detido e preso com uma arma Aguardando maiores informações #pablomarcal #pablomarçal #prefeitopablomarçal
Checagem
Se não estivéssemos em um dia de “derrubada” de uma rede social, seria o assunto mais falado na internet. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que Pablo Marçal sofreu um atentado em São Paulo? 2) O que sabemos sobre a ocorrência envolvendo Pablo Marçal? 3) Um homem estava armado e tentou atirar no candidato?
É verdade que Pablo Marçal sofreu um atentado em São Paulo?
Não sofreu. De fato, houve uma confusão durante um comício do candidato no dia 30 de agosto de 2024. Porém, ele não sofreu nenhum ferimento e tampouco houve qualquer ameaça direta à vida dele.
O que sabemos sobre a ocorrência envolvendo Pablo Marçal?
Pablo Marçal estava em uma carreata no bairro do Tatuapé (Zona Leste de São Paulo) quando uma confusão ocorreu com pessoas que estavam em um carro (um Ford Ka). Como as pessoas que estavam no carro (que já vamos explicar o que é) fugiram, começou uma narrativa que apontaria que havia uma pessoa armada e que teria tentado atirar no candidato.
A partir daí, Pablo Marçal se utilizou de um colete à prova de balas (por precaução) e a campanha começou a afirmar que se tratava de uma tentativa de atentado. Um boletim de ocorrência foi registrado e a narrativa se espalhou pela internet.
Um homem estava armado e tentou atirar no candidato?
Não há provas nem indícios fortes disso. Uma das pessoas que estavam no local era a candidata à vereadora do Psol Carol Iara. Por meio do seu Instagram, ela explicou que havia chegado ao local para “entregar um presente para Pablo Marçal” (na realidade, para fazer uma provocação).
Ela iria entregar um boneco que seria o “emoji” do Pinóquio. A partir do momento em que ela foi descoberta, Carol alega que se evadiu do local por medo de ser agredida pelos seguranças de Pablo Marçal. Em nenhum momento, se provou que havia uma arma de fogo ou qualquer maior ameaça.
Conclusão
Boato sem comprovação 👎
Temos dois pontos. O primeiro é que é claramente falso que Pablo Marçal tenha sofrido algum atentado no dia 30 de agosto de 2024 em São Paulo. O segundo é que não há qualquer comprovação de que um homem armado tenha o ameaçado. Como apontado em mensagens, as pessoas que seriam os “autores do crimes” não aparentavam estar armados e não pareciam atirar no candidato.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).