Boato – O prefeito Ricardo Nunes acabou com o bilhete único em São Paulo no ano de 2024.
Análise
As eleições municipais passaram, mas ainda é possível encontrar algumas fake news circulando sobre o pleito. Uma está circulando graças a repercussões de uma notícia distorcida de um site muito conhecido por fazer isso para caçar-cliques.
Com base em uma matéria “vendida” como atual que aponta que Ricardo Nunes acabou com o bilhete único, estão circulando mensagens que criticam o agora prefeito reeleito da capital paulista. Leia uma das mensagens que circulam na internet:
O prefeito de são Paulo Ricardo Nunes decreta o fim do bilhete único em são Paulo. Fim de Bilhete Único popular: Ricardo Nunes traz lei nos ônibus e metrôs de SP com substituto
Checagem
O conteúdo gerou diversas críticas a Ricardo Nunes, mas se trata de uma informação distorcida. Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Ricardo Nunes acabou com o bilhete único em São Paulo em 2024? 2) Do que fala a matéria que cita o Ricardo Nunes e o fim do bilhete único em São Paulo? 3) Por que conteúdos assim são criados na internet?
É verdade que Ricardo Nunes acabou com o bilhete único em São Paulo em 2024?
Não. Como é possível ver no próprio site oficial da SP Trans, o Bilhete Único (modalidade de bilhete que permite que o usuário realize mais de uma viagem) ainda está valendo. Na realidade, a “notícia” que serviu como base para distorção foi colocada de uma forma enviesada e fala de outra coisa antiga.
Do que fala a matéria que cita o Ricardo Nunes e o fim do bilhete único em São Paulo?
A matéria, que circulou em um site que sempre emplaca no Google Discover, falou de uma medida de 2021 sobre o fim do bilhete único sem cadastro. Ou seja: o bilhete que não teria um CPF vinculado. A medida visava evitar fraudes no sistema de transporte. Não foi, ao contrário do que as mensagens que circulam na internet sugerem, o fim da integração de bilhetes.
Por que conteúdos assim são criados na internet?
Da parte do site, é porque faz sucesso. Páginas caça-cliques têm criados diversos conteúdo dúbios com matérias antigas e que não mereceriam ser julgadas como notícia. Infelizmente, alguns algoritmos valorizam este tipo de conteúdo.
Conclusão
Não é verdade que Ricardo Nunes tenha acabado com o Bilhete Único do transporte público de São Paulo depois que foi eleito em 2024. A notícia que está circulando é sobre um conteúdo antigo e que nada vai afetar a vida das pessoas no momento.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).