Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Ricardo Nunes tenha dado anistia a multas contra Enel por apagão de 2023

É falso que Ricardo Nunes tenha dado anistia a multas contra Enel por apagão de 2023

Ricardo Nunes deu anistia a multas contra a Enel em 2023, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes deu anistia a multas aplicadas contra a Enel em 2023 por apagão.

Análise

A situação da falta de energia elétrica está gerando mais do que incômodos à população. Tem gerado uma crise que envolve governo federal, do estado de São Paulo, da cidade de São Paulo e a Enel, companhia que fornece (ou deveria fornecer) energia elétrica para algumas cidades paulistas.

Em meio a isso, uma mensagem falando do atual prefeito Ricardo Nunes (que está em campanha eleitoral para a reeleição) está circulando na internet. Ela aponta que a Enel (apontada como uma das principais culpadas pelo apagão) teria recebido uma anistia de multas por parte de Ricardo Nunes e vereadores. Leia duas mensagens que circulam na internet:

Alô São Paulo A Enel em 2023 deixou bairros inteiros no centro de São Paulo sem energia por 30 dias Pois bem! Além de não perder o contrato, a Enel ganhou ANISTIA da multa dos vereadores aliados do prefeito Ricardo Nunes. Por isso ela presta um serviço HORRÍVEL em SP.

Checagem

O conteúdo que cita o nome de Ricardo Nunes (com claros fins eleitorais) se espalhou com muita força na internet. Porém, ele não procede. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder o seguinte: 1) É verdade que Ricardo Nunes e vereadores deram anistia a Enel por conta do apagão de 2023? 2) A Enel foi multada por causa do apagão de 2023? 3) De quem é a culpa do apagão atual em São Paulo?

É verdade que Ricardo Nunes e vereadores deram anistia a Enel por conta do apagão de 2023?

Não é verdade. A mensagem que está circulando na internet é mais um episódio do jogo de empurra relacionado ao apagão de São Paulo.

Só para relembrar: em novembro de 2023, um apagão atingiu a região metropolitana de São Paulo por cerca de quatro dias (e não 30 dias como aponta a matéria). O episódio gerou transtornos e também prejuízos à população.

A Enel foi multada por causa do apagão de 2023?

Na ocasião, a Enel foi responsabilizada e multada pela Aneel e pelo Procon de São Paulo. Não há qualquer notícia de “anistia” por parte de vereadores de São Paulo ou mesmo pelo prefeito Ricardo Nunes.

Conseguimos acessar, inclusive, um conteúdo que aponta que a prefeitura enviou ofícios pedindo a aplicação de multas por parte do Procon e Aneel.

De quem é a culpa do apagão atual em São Paulo?

São muitos entes culpados. Todos que citamos no início do texto têm a sua parcela de culpa. A Enel não tem prestado um bom serviço para a população. O governo federal (por parte da Aneel) não tem feito a fiscalização devida e foi o responsável pela concessão ganha pela empresa. A cidade também tem culpa em relação à manutenção da cidade.

É claro que todos vão tentar transferir a responsabilidade. E, enquanto isso, uma parcela dos moradores vai ficar sem luz.

Conclusão

Não é verdade que Ricardo Nunes e vereadores tenham anistiado multas da Enel por conta do apagão de 2023 em São Paulo. O texto é uma fake news sobre a questão que está sendo espalhado na internet.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).